Já se perguntou como os bebês enxergam o mundo? Com certeza, toda mãe e pai já se fizeram essa pergunta. Para esclarecer as dúvidas, vários pesquisadores e oftalmologistas já se dedicaram a essa questão.
Continue lendo e saiba tudo sobre a visão dos bebês, desde recém-nascidos até os 12 meses.
Como o recém-nascido enxerga?
Felizmente, pesquisadores da Universidade de Oslo e da Universidade de Uppsala, na Suécia, descobriram o quanto um recém-nascido enxerga e como a sua visão vai se desenvolvendo com o passar dos meses.
Segundo a pesquisa, recém-nascidos de 2 ou 3 dias de idade conseguem reconhecer rostos e até emoções em expressões faciais de até 30 centímetros de distância. Essa distância é similar entre o rosto da mãe, quando amamenta o bebê. Se a distância aumenta para 60 centímetros, a imagem fica borrada e o bebê não consegue reconhecer faces e expressões.
Os cientistas utilizaram imagens em movimento ao invés de fotos nesta pesquisa, o que faz todo sentido – não vivemos em um mundo estático como uma fotografia, né? Veja as imagens abaixo e tenha uma ideia de como os recém-nascidos enxergam:
Na esquerda, temos a imagem original. A seguir, é como o recém-nascido enxerga a 30 centímetros de distância, a terceira é como ele vê a 60 centímetros de distância e, por último, a 120 centímetros de distância.
Saiba como é a visão até o bebê completar um ano de idade
O oftalmologista inglês Dr. Romesh Angunawela da Clinic Compare desenvolveu várias imagens que mostram como os bebês enxergam, desde o nascimento até os 12 meses. Durante o primeiro ano, a visão dos pequenos se desenvolve muito e passa por diversas transformações.
O que acontece é que os bebês só passam a enxergar cores por volta dos três meses de idade, quando também passam a diferenciar a mãe e pai. Ou seja, a capacidade de entender o mundo ao seu redor vai se desenvolvendo com o passar do tempo.
Como a gente já falou, bebês novinhos só conseguem enxergar até uma distância de 30 centímetros. Segundo o Dr. Romesh, isso continua até os 4 meses. Veja abaixo o comparativo desenvolvido pela Clinic Compare:
Por fim, não se esqueça que os bebês precisam de cuidados especiais, pois tem peles muitos sensíveis e delicadas. Nós já ensinamos como limpar os olhos dos bebês, lembra? Clique e confira!
Ouça o post |