Trocar os óculos pela lente de contato é uma dúvida comum para quem sofre com problemas de visão. As lentes de contato são uma alternativa mais prática e garantem a correção com conforto e liberdade. Além de não correrem o risco de quebrar, embaçar ou refletir, não alteram a aparência, pois são quase imperceptíveis.
Mesmo com tantos benefícios, alguns mitos geram dúvida na hora da troca. Um deles é o de que as lentes de contato são desconfortáveis. Hoje, as lentes são projetadas para evitar qualquer tipo de incômodo, pois utilizam um material que facilita o fluxo de oxigênio, permitindo que os olhos “respirem” melhor. Fabricantes de lentes com tecnologia avançada, como a Acuvue Oasys, garantem que o uso é comprovadamente semelhante à sensação de estar sem ela.
Outro mito comum é o de que lentes de contato são difíceis de cuidar. Quem usa, sabe que demora muito pouco para retirá-las, trocá-las e guardá-las. Além disso, você pode optar por lentes de descarte diário, que são práticas e economizam tempo.
Há ainda quem diga que as lentes não são recomendadas para crianças, adolescentes e maiores de 40 anos. Esse é mais um mito. Pessoas de todas as idades podem usá-las, a única recomendação é que se procure um oftalmologista antes de trocar os óculos pela lente.
O especialista irá verificar o diâmetro, a sensibilidade e a curvatura da córnea. Existem casos em que a curvatura não é compatível com as lentes, essa é a única situação em que o uso não é possível. Se o exame não acusar impossibilidade, o oftalmologista irá escolher o tipo de lente ideal para a pessoa.