Pouco comum, mas bastante perigosa, a toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Não contagiosa, a doença pode tanto ser assintomática e passar anos sem sequer ser descoberta, quanto causar problemas graves, inclusive para a visão. Conheça um pouco mais sobre ela.
Transmissão
A infecção pode acontecer de três modos:
- Congênita, passando de mãe para filho por meio da placenta
- Alimentar, graças à ingestão de verduras e vegetais mal lavados e carnes mal cozidas contaminadas por oocistos
- Cutânea, transfusão sanguínea ou transplante de órgãos
É importante lembrar que, apesar de ser conhecida como “doença do gato” por ter o animal como hospedeiro definitivo, é preciso que ele esteja infectado, elimine os ovos do parasita pelas fezes, e que você entre em contato direto com elas em até dois dias para contrair a doença dessa forma.
Sintomas
Os malefícios da toxoplasmose aos olhos incluem:
- Visão turva e alteração nas formas
- Diminuição da visão e cegueira em casos extremos
- Fotofobia (sensibilidade à luz)
- Dor
- Alta pressão
- Presença de corpos flutuantes no campo de visão
Uma característica bastante particular da doença é o aparecimento de manchas branco acinzentadas nos olhos, causadas pela cicatrização das lesões e que diminuem a qualidade da visão.
Diagnóstico
Algumas formas de descobrir a infecção pelo protozoário são o mapeamento de retina e o exame de fundo de olho. Além disso, exames de sangue específicos podem ajudar a confirmar o diagnóstico.
Tratamento
Como não é possível recuperar as lesões causadas pela toxoplasmose, é muito importante procurar um oftalmologista quando houver qualquer sinal da doença, de forma a minimizar os danos e evitar a multiplicação do protozoário.
O tratamento é feito a base de remédios, mas é importante ficar atento pois a infecção pode voltar a aparecer. Em alguns casos, podem ser recomendadas cirurgias como a fotocoagulação, crioterapia e a vitrectomia.
Prevenção
Importante principalmente para mulheres grávidas, os métodos de prevenção são bastante simples.
- Lave bem legumes e verduras
- Evite comer carne mal passada/cozida
- Sempre lave bem as mãos, principalmente antes de cozinhar ou de se alimentar
- Use luvas para limpar a caixa de areia do seu gato e higienize-a com água sanitária