“Imagina se pega nos olhos”. Quase todo mundo já escutou essa frase alguma vez na vida – e o motivo é justo. Os acidentes oculares são mais comuns do que parece e, perigosos como são, podem levar à cegueira.
Para se ter uma ideia, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) informa que em torno de 150 mil casos são registrados todo ano no país. Outro dado chocante é que, segundo a Organização Mundial da Saúde, em torno de 2 milhões de pessoas ficam cegas por conta de acidentes oculares.
Para não fazer parte dessa estatística, é preciso tomar uma série de cuidados, levando em consideração a sua rotina. Por exemplo, quem tem criança em casa, precisa estar atento às brincadeiras do pequeno. Já no caso de quem trabalha com obras, o equipamento de segurança faz toda diferença.
Pensando nisso, nós listamos algumas das situações mais perigosas e, nesses casos, sobre o que ficar atento. Confira!
Queimaduras químicas
Esse tipo de lesão acontece quando um produto de limpeza ou tinta entram em contato com o globo ocular. O resultado é dor intensa e, em alguns casos, sérios danos aos tecidos dos olhos. Por isso, é importantíssimo lavar bem a região com água por, pelo menos, 20 minutos e, depois, procurar ajuda de um profissional.
Queimadura térmica
Esse outro tipo de queimadura acontece quando uma fonte de calor ou frio muito intensa entra em contato com a pálpebra. Além de doloroso, esse acidente causa um efeito colateral preocupante: a retração da pele. Como resultado, os olhos ficam menos protegidos e lubrificados. Nesse caso, o ideal é procurar um oftalmologista e, caso a queimadura seja pelo calor, jogar abundante quantidade de água na região.
Queimadura por soldas e outros acidentes de trabalho
Para quem atua em indústria ou obras, usar os equipamentos de segurança são obrigatórios! É que uma série de lesões podem acontecer nesses locais – e um muito comum é a queimadura por soldas. Ela ocorre quando a pessoa olha para a fonte luminosa sem proteção. O resultado não é a dor imediata, mas, a médio e longo prazo, é possível desenvolver fotofobia, vermelhidão e desconforto intenso.
Seja qual for o acidente que ocorra, é importantíssimo consultar um oftalmologista para o tratamento mais adequado. E isso inclui também quem trabalha em escritórios – ficar muito tempo olhando para as telas, sem descansar a visão, pode fadigar os músculos ou até desenvolver a Síndrome Visual de Computador.
Perfuração do globo ocular
A gravidade da lesão vai depender diretamente de qual objeto machucou os olhos, em qual região e quão fundo perfurou. Em todos os casos, não é indicado tentar retirar o corpo estranho sozinho, mesmo que seja apenas uma farpa. Procure apoio profissional imediato para garantir que todo o procedimento será feito com segurança e diminuição dos danos.
Atenção às crianças
Quando se trata dos pequenos, as possibilidades de lesões são variadas. Por isso, o ideal é antecipar os problemas e diminuir o contato deles com situações perigosas. Mantenha os produtos de limpeza e objetos e plantas pontiagudas longe das mãos das crianças. Além disso, é importante manter cabos de panelas para a parte de dentro do fogão – assim, diminui as chances deles puxarem o cabo e queimar não só os olhos, mas todo o rosto.
Outro ponto de cuidado é com os animais de estimação. Gatos e cachorros podem arranhar os pequenos por instinto e causar uma grave lesão. Por isso, oriente a criança a manter o rosto afastado dos bichinhos.
—-
Fonte extra:
Ouça o post |