Hoje, a sífilis pode ser tratada como uma epidemia no Brasil. Infecção sexualmente transmissível, essa doença traz perigos para vários órgãos do nosso corpo como: pele, ossos, coração, cérebro, sistema nervoso e até aos olhos! A sífilis ocular pode te deixar cego se não houver o tratamento adequado.
Existem diversos fatores para a volta de doenças praticamente erradicadas, como a falta de saneamento básico, mas a principal no caso da sífilis é a falta de proteção sexual. A nova geração que nasceu após a descoberta do tratamento para a AIDS, por exemplo, deixou de se preocupar com doenças sexualmente transmissíveis, não fazendo o uso da camisinha masculina e/ou feminina.
Existem diferentes estágios da enfermidade, sendo necessário o diagnóstico rápido para que o tratamento se mostre efetivo. A sífilis pode te deixar cego, causar paralisia, doenças cardíacas, transtornos mentais e até a morte.
Importante ressaltar que essa doença pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gestação, sendo necessário realizar testes antes de engravidar. No caso da sífilis congênita, pode acontecer malformação do feto, aborto espontâneo e morte fetal.
O diagnóstico dessa condição pode ser confirmada por exames que detectam a bactéria no corpo. Mas e os danos causados a nossa saúde ocular? Continue lendo!
Sífilis ocular e os seus perigos
Visto que, os casos em todo o mundo aumentaram consideravelmente nos últimos anos, é preciso ficar atento aos casos de inflamação intraocular. Isso cabe aos médicos oftalmologistas que devem ter em mente a possibilidade da sífilis, como também ao paciente que com suspeita de inflamação nos olhos, deve procurar ajuda médica para rápido diagnóstico.
A sífilis ocular é uma manifestação da neurossífilis que provoca uma infecção no cérebro ou na coluna espinhal em pessoas que foram infectadas e não receberam o devido tratamento. Após um período assintomático (que não apresenta sintoma), a sífilis ocular aparece na terceira fase da doença, atingindo junto diversos órgãos.
Os sintomas aparecem entre 10 a 90 dias, mostrando evolução ao longo do período de infecção. Lembrando que a bactéria tem um período adormecido no organismo, sendo necessário o tratamento nas duas primeiras fases. Já que, durante a terceira fase, os órgãos podem ser comprometidos levando à cegueira e até a morte.
Saúde ocular: tratamento e prevenção
Como visto acima, a sífilis causa alterações oculares. Às vezes confundido com outras doenças, é importante identificar os principais sintomas dessa bactéria na sua saúde ocular, e algumas delas são:
- Olhos avermelhados
- Visão turva ou embaçada
- Fotofobia
- Perda de visão
Para o tratamento dessa condição, antibióticos são utilizados. Durante a contaminação é necessário o acompanhamento de exames clínicos e laboratoriais para prevenir a evolução da doença.
A prevenção é feita através do uso regular de preservativos durante as relações sexuais.
A sífilis ocular é um agravamento da sífilis, onde os estágios da doença influenciam diretamente nos danos causados a saúde ocular. É fundamental procurar um médico oftalmologista no surgimento de qualquer das alterações citadas durante o texto. A melhor forma de cura é a prevenção! Faça sexo seguro e proteja sua saúde.
Ouça o post |