Todo mundo conhece os óculos Ray-Ban Aviador. Inclusive, ousamos dizer que o modelo talvez seja o mais famoso e icônico não só da marca, mas da história dos óculos escuros! Apesar de fama do modelo, que já faz sucesso há mais de 80 anos, poucos conhecem a sua curiosa história.
Criado em 1937, os óculos Aviador foram verdadeiramente revolucionários por acrescentar estilo a um objeto antes visto como algo exclusivamente prático e funcional. Também conhecido como “óculos de piloto”, o modelo foi desenhado, desenvolvido e criado na década de 1920 pela Bausch & Lomb a pedidos do piloto John McCready, da Força Aérea dos Estados Unidos, que percebeu que a exposição ao sol estava fazendo mal a seus companheiros. Além de proteção contra os raios solares, o piloto fez um pedido que mudou a história dos óculos escuros: ele queria que a criação fosse leve e moderna.
Completamente inovadores, os óculos levaram cerca de 10 anos para serem criados, mas todo o esforço valeu a pena. Conhecidos e utilizados quase que exclusivamente por pilotos, a fama começou quando o General estadunidense Douglas MacArthur aterrissou nas Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial e foi fotografado por jornalistas usando os óculos de sol Aviador.
Antes vendidos como acessórios para a prática de esportes e divulgados por terem boa proteção contra brilho, raios ultravioleta e infravermelhos, os Ray-Ban Aviador logo começaram a ser associados como um símbolo de estilo, caindo no gosto do público geral.
Nos anos 1970 e 1980, a Ray-Ban ganhou uma ajudinha extra de marketing após celebridades como o cantor Michael Jackson e o vocalista do Queen, Freddie Mercury aparecerem com os óculos. Em 1986, o filme Top Gun, estrelado por Tom Cruise, ajudou a alavancar as vendas do óculos em 40%.
Sem parar no tempo mas sabendo valorizar o icônico modelo, a Ray-Ban investe sempre na renovação e modernização do Aviador e já lançou óculos do estilo com diferentes cores e materiais. Para conhecer alguns deles e comprar o seu favorito, basta acessar o site da Viallure.
Ouça o post |