Se expor ao sol é estar em contato com os raios ultravioletas. Perigosos para a pele, eles também apresentam alto risco para a saúde oftalmológica. Não à toa, os óculos escuros devem ser itens obrigatórios nos dias mais claros – e não apenas um item para compor o look.
O que são os raios UVA e UVB?
A luz emitida pelo sol libera uma radiação eletromagnética invisível ao olho humano, mas super nociva para a saúde. E, nessa emissão, encontram-se os raios UVA e UVB: dois tipos de raios ultravioletas que agem de forma diferente no nosso corpo.
O UVA, por exemplo, atinge a camada mais profunda da nossa pele – e é responsável por dar aquele tom bronzeado. Já o UVB, fica na parte mais superficial e costuma dar o tom avermelhado.
Essa lógica de penetração do nosso corpo equivale também para os olhos. O primeiro, impacta a visão central e o UVB chega até as regiões do cristalino e da córnea.
As consequências da exposição em excesso
Catarata, câncer nas pálpebras e na conjuntiva, queimaduras na córnea e perda da visão são algumas das consequências diretas e indiretas dos raios ultravioletas. Quando saímos às ruas entre 10h e 16h em um dia de sol e não usamos os óculos escuros, as lesões no globo ocular são muito mais frequentes.
Por isso, além do apelo estético, adotar esse acessório é tão importante quanto fazer uso diário do protetor solar. Isso porque as lentes com filtro UV impedem que os raios cheguem até nossos olhos e protegem a saúde oftalmológica.
Escolha os óculos corretos
Só que para esse efeito ser possível, é preciso escolher um acessório de confiança. Muitos produtos no mercado são falsificados ou enganam o consumidor sobre a real proteção dos óculos de sol – que deve girar em torno de 99%.
Por isso, é muito importante, antes de comprar, verificar se o local é confiável e se as informações são seguras. Os modelos com armações maiores são mais benéficos por proteger uma área maior do rosto. Além disso, se você preferir, pode adicionar um filtro extra na lente e impedir que 100% dos raios cheguem aos seus olhos.
Inclusive, as cores da lente não fazem diferença quando o assunto são os raios ultravioletas, mas o tipo, sim. As polarizadas e fotocromáticas, apesar de mais caras, são as mais indicadas. Isso porque a primeira reduz a incidência do brilho e dos reflexos do sol e a segunda se ajusta à claridade do ambiente.
Qual marca e onde comprar óculos de sol confiáveis
A Ray-Ban é uma das marcas mais tradicionais e seguras do mercado. Com décadas de história, ela é famosa por oferecer produtos de altíssima qualidade, sem abrir mão do estilo. Não à toa, o que não faltam são celebridades ostentando seu modelo por aí.
Se você quiser adquirir o seu, conte com a loja virtual da Viallure. Uma empresa de produtos oftalmológicos confiável e que oferece uma série de modelos Ray-Ban, nas mais diversas cores e estilos – tudo para combinar com seu momento.
Clique aqui e adquira o seu agora mesmo!
Ouça o post |