O que é queratite? Você já ouviu falar? Essa doença consiste na infecção na córnea, parte transparente do olho que tem a função principal de focar a luz para a retina, uma espécie de lente fixa em nossos olhos. A queratite pode ter diversos graus de gravidade e diferentes modos de contaminação.
A infecção pode ser derivada de fungos, bactérias, vírus ou parasitas. E dependendo de qual o meio que você contraiu, o tratamento é direcionado, uma vez que a gravidade está correlacionada ao meio de contaminação.
Se forem tratadas de maneira correta e com diagnóstico precoce, a queratite não resulta em perda de visão. Mas fique atento, isso pode acontecer! Continue lendo para saber mais sobre seus riscos e tratamentos adequados.
Causas
As inflamações no globo ocular ocorrem de diversas maneiras, mas algumas principais são:
- Microorganismos presentes em água contaminada;
- Défice de lubrificação da córnea;
- Traumatismos oculares;
- Exposição aos raios solares;
- Mal uso do lente de contato;
- Entre outros.
Sintomas
O principal sintoma da queratite é a intensidade de dor no globo ocular. Outros sintomas provenientes dessa condição são:
- Vermelhidão no olho;
- Incômodo a luz;
- Sensação de secura;
- Visão turva;
- Dificuldade em manter os olhos abertos;
- Entre outros.
Como os meios de contaminação são diferentes, os sintomas se manifestam de maneira diferentes conforme a gravidade da doença. Em casos graves, pode resultar em perda de visão, pois as cicatrizes da córnea impedem a entrada de raios luminosos para o interior do globo ocular.
Tratamento
Os tratamentos da queratite estão diretamente relacionados à causa. Caso seja um processo infeccioso responsável por microorganismos (bactérias ou vírus), o tratamento será feito com a utilização de antibióticos e antivirais.
A infecção derivada de fungos também é tratada com remédios antifúngicos e colírios.
Uma condição rara de infecção é resultada de protozoários presentes em água contaminada. Para essa causa em específico, o tratamento é mais difícil, uma vez que ele é muito resistente a remédios. Caso sinta os sintomas citados anteriormente com dores de cabeça intensas, procure um médico oftalmologista imediatamente!
Em casos graves, como cicatrizes na córnea, o único tratamento é o transplante.
Como evitar queratite
O que é queratite, suas causas e sintomas, nós já vimos anteriormente, mas como evitá-la? Um dos principais vilões dessa condição é o mal uso das lentes de contato. Caso você tenha passado por um oftalmologista, ele passou instruções de uso que devem ser seguidos rigorosamente, mas não se esqueça:
- Faça a higienização das mãos antes do manuseio das lentes;
- Não durma com as lentes;
- Não nade com lentes;
- Use os produtos adequados e dentro do período da. validade;
- Substitua os estojos e as lentes no período recomendado.
Caso a infecção não seja derivada do mal uso das lentes de contato, algumas dicas para você:
- Não utilize colírios com corticoide, a menos que sejam prescritos por médicos;
- Se tiver afta ou herpes, não coloque as mãos nos olhos;
- Não olhe diretamente para o sol;
- Use óculos de natação ao entrar em mares, cachoeiras ou piscinas.
E o mais importante: nunca se automedique. Procure um médico especializado e descubra a causa da sua infecção. Quanto antes descobrir, maiores as chances de cura!
Ouça o post |