Muitos pais devem ter uma grande dúvida “qual idade levar os filhos pela primeira vez ao oftalmologista”? Mas muito mais que saber a época correta é ficar de olho em quais sinais as crianças dão em relação à visão. Os pais devem ficar atentos a qualquer dificuldade da criança em enxergar, e sempre ser orientado por um especialista é a melhor pedida.
Não há uma idade específica para realizar a primeira consulta, mas toda criança deve fazer uma avaliação oftalmológica. Os pais devem ficar atentos: crianças que assistem à TV muito de perto, que apertam ou arregalam aos olhos para ver melhor ou estão com o rendimento escolar abaixo do esperado podem estar dando sinais de que a visão precisa ser cuidada.
Outra observação importante é notar se a criança tem excesso de lágrimas. Isso não é normal. Lacrimar em excesso pode acusar a obstrução do canal lacrimal como pode também denotar alterações mais graves, como o próprio glaucoma congênito. Portanto, se houver um lacrimejamento excessivo, é importante que os pais levem a criança a um oftalmologista com urgência”.