Lentes de Contato e Óculos de Sol Ray Ban
Curiosidades

Qual o lado certo da lente de contato?

Para quem está começando a transição dos óculos para lentes de contato é muito comum que surjam dúvidas na hora de colocar as lentes, mas não se preocupe, na correria do dia a dia, até mesmo os usuários mais experientes podem se confundir. Para evitar desconfortos, hoje vamos acabar de vez com as dúvidas sobre qual o lado certo da lente e apresentar algumas dicas importantes para manter a saúde dos seus olhos e a qualidade das suas lentes. Confira:

Afinal, como saber o lado certo da lente de contato?

Para começar, certifique-se de lavar e secar bem as mãos antes de manusear as lentes, assim você evita qualquer contaminação de bactérias ou microrganismos. Coloque a lente na ponta do dedo indicador e fique atento: você precisa checar se ela está em bom estado, se não apresenta nenhum rasgo aparente (por menor que ele seja), se está limpa e bem hidratada.

A lente de contato tem bordas levemente arredondadas para dentro, lembrando uma espécie de tigela. Se a sua lente estiver nesta posição, significa que ela está do lado certo. Se as bordas da lente estiverem esticadas para fora, parecendo um prato, estão do lado errado. Você vai sentir um incômodo assim que colocá-las, pois elas não vão se encaixar confortavelmente no globo ocular.

Outra dica é apertar levemente as bordas da lente, entre o indicador e polegar. Se as bordas se unirem naturalmente, significa que a lente está do lado certo. Se dobrarem para fora, está ao contrário. Mas cuidado! Faça movimentos suaves com as lentes úmidas, pois se elas estiverem ressecadas podem rasgar.

Caso as lentes estejam do lado errado, vire-as com cuidado e nunca use as unhas, pois podem rasgar as lentes. Com um pouco de prática, você com certeza vai pegar o jeito!

Outros cuidados com suas lentes de contato

  • Os olhos são partes muito sensíveis e delicadas do nosso corpo e exigem cuidados especiais. Por estarem em contato direto com a córnea, é comum que as lentes de contato acumulem substâncias como gordura e proteínas e fiquem suscetíveis a infecções e contaminações de fungos e bactérias caso não sejam bem cuidadas. A não ser que suas lentes sejam de descarte diário, os outros tipos exigem cuidados específicos e por isso, é extremamente importante saber como higienizar e guardar corretamente as lente de contato.
  • Armazene-as sempre em um estojo limpo periodicamente e em contato com a solução de limpeza adequada para lentes, evitando as chances de contaminação. Evite também, guardar o estojo e as lentes de contato em ambientes úmidos (como o banheiro) e lembre-se de trocar o estojo a cada 3 meses.
  •  Sempre leve com você um colírio lubrificante, indicado pelo seu oftalmologista. O ar seco, ambientes fechados com ar-condicionado ou muito tempo diante de telas como o computador, podem causar a sensação de ressecamento dos olhos.
  • Na hora de higienizar, lave bem as mãos antes de manusear as lentes. Prefira sabonetes líquidos neutros, e evite opções com hidratante. Seque as mãos com uma toalha sem fiapos ou papel toalha. Depois, coloque a lente na palma da mão, aplique algumas gotas da solução de limpeza e faça movimentos circulares com o indicador da outra mão, delicadamente.
  • Cuidado para não rasgar as lentes com as unhas. Enxágue com a solução de limpeza apropriada e deixe as lentes de molho na solução de limpeza. Ao contrário do que muitos pensam, soro fisiológico não é recomendado pois não possui agentes antibactericidas, além de não ser capaz de retirar corretamente os resíduos de gordura e sujeira que se acumulam ao longo do dia.
  • Nunca reutilize a solução do estojo das lentes. Descarte a velha e preencha o estojo com a solução nova toda vez que for armazenar suas lentes de contato.

 

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.