Lentes de Contato e Óculos de Sol Ray Ban
Saúde

Problemas de visão podem passar de pais para filhos?

Algumas doenças de origem genética são passadas de pais para filhos. Isso acontece em diversos problemas de saúde, dentre eles os de visão. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 500 mil crianças por ano ficam cegas no primeiro ano de vida. É importante investigar e tratar com cautela os casos de doenças de visão na família, para que tratamentos sejam realizados o quanto antes.

Imagem: pixabay.com - Unsplash

Imagem: pixabay.com – Unsplash

Nos bebês é importante realizar o teste do olhinho, antes mesmo de sair do hospital no momento do nascimento. Com alguns meses de vida, é importante observar se a criança reage à luz. Por exemplo, quando a luz é acesa ou televisão. Se ela lacrimeja ou não reage, é importante procurar um médico. Outro fato preocupante é a ocorrência de mancha na pupila, que também pode indicar algum problema de visão. Nas crianças com mais de três anos, evite a exposição prolongada à televisão. Na idade escolar, os professores também devem ficar atentos se a criança força muito a visão ao copiar lições no quadro negro ou se aproxima muito o rosto nos livros, tentando enxergar o que está escrito. Esses são sinais importantes, que indicam problema de visão e podem não ser percebidos em casa.

O diagnóstico precoce dessas doenças pode reduzir danos maiores e até mesmo evitar que a criança venha a desenvolvê-la. Alguns problemas de visão, que podem ser tratados precocemente são: estrabismo, ambliopia, glaucoma, degeneração macular pela idade, catarata, ametropia, ceratocone  Portanto, vale muito realizar uma consulta anual ao oftalmologista e investigar a hereditariedade.

O glaucoma, por exemplo, é um dos problemas de visão mais sérios, de origem hereditária. Ele é causado pela elevação da pressão intraocular, provocando lesões no nervo óptico. Quando ela é descoberta, já está em estado avançado.

A prevenção de problemas de visão é primordial em qualquer faixa etária. Todos devem visitar um oftalmologista uma vez ao ano para verificar se está tudo bem com sua saúde ocular. Um fator que prejudica muito a visão é o fato de ser prescrito um óculos para corrigir pequenos graus e a pessoa não usá-lo corretamente. O fato faz com que o grau aumente, causando outros problemas graves de visão. Portanto, é imprescindível o controle e visitas constantes ao oftalmologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.