A periodicidade com que se deve trocar uma lente de contato descartável depende do tipo da lente. A troca do acessório é fundamental para garantir conforto e evitar danos e irritações aos olhos. Por este motivo, é preciso conhecer a classificação das lentes de acordo com a frequência de troca. Confira.
Lentes descartáveis diárias
Como o próprio nome diz, essas lentes não duram mais que um dia. Devem ser usadas por algumas horas e jogadas fora na hora de dormir. O uso prolongado deste tipo de lente pode causar vermelhidão, irritação ou danos mais graves os olhos.
Lentes descartáveis mensais
O período de uso destas lentes é de 30 dias. Ao término deste prazo, devem ser descartadas e trocadas por pares novos. Além disso, devem ser removidas à noite ou por períodos maiores, sendo, portanto, mais práticas que as de uso diário.
Para garantir o conforto é importante ter cuidado com a limpeza e manutenção. Confira algumas dicas no final deste post.
Lentes anuais
Disponíveis nos tipos rígidas e gelatinosas, essas lentes possuem validade de um ano. Por durarem mais tempo, são mais econômicas. No entanto, os procedimentos de limpeza e manutenção requerem mais atenção para evitar contaminações.
A atenção ao tempo de duração de uma lente descartável e os cuidados com sua limpeza e manutenção são importantíssimos. Isso porque, o uso de lentes além do prazo pode prejudicar a oxigenação da córnea, que causam sintomas como vermelhidão, visão nublada e coceira.
Algumas recomendações para a manutenção das lentes de contato:
- Lave bem as mãos antes de manusear as lentes;
- Os estojos também devem ser lavados com água quente pelo menos uma vez na semana;
- É importante fazer a troca dos estojos a cada 6 meses, isso porque esses acessórios acabam acumulando fungos e bactérias.
- Os produtos indicados para a limpeza das lentes são: limpadores surfactantes, limpadores enzimáticos e as soluções multiação que são as mais famosas.
Ouça o post |