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Para onde quer que você olhe, as telas estão lá: no seu celular, no computador, nos banners da rua, nos restaurantes, no painel do carro… Será que é impossível fugir delas? Talvez! Uma startup americana criou um par de óculos de sol chamados IRL Glasses (Óculos IRL, em tradução livre), que prometem bloquear os displays que nos cercam.
‘IRL’ é a abreviação de “in real life” em inglês (“na vida real”, em tradução livre) e, segundo os idealizadores do projeto, a intenção é dar ao usuário o controle de quando e como ele vai engajar com as telas. A intenção é “desconectar para reconectar”, já que segundo o NY Times, os americanos passam cerca de 11 horas por dia olhando para telas! Um número alarmante se considerarmos os riscos que elas podem oferecer para a visão, causando a síndrome do olho seco ou até mesmo favorecendo o desenvolvimento da miopia.
Para conseguir ‘apagar’ as telas por aí, os óculos IRL usam uma tecnologia chamada “ótica polarizada horizontal”, um filtro baseado numa patente da empresa norte-americana Steelcase que mistura camadas de filmes para bloquear os comprimentos de onda de luz emitida por telas LCD e LED. Ao usar os óculos, é como se você estivesse na frente de uma tela de TV ou monitor de computador desligados.
A tecnologia, ainda em fase de testes, é compatível com a maioria das TVs (que usam tecnologias LCD/LED), e alguns computadores, mas ainda não bloqueiam smartphones ou painéis digitais (OLED). Além disso, os óculos também bloqueiam os raios UV, ou seja, podem ser usados normalmente como óculos de sol normais.
Os Óculos IRL são parte de um projeto de financiamento coletivo, cuja meta era arrecadar US$25 mil para começar a produzir o acessório – o valor esperado foi alcançado três dias após o lançamento da campanha e arrecadaram mais de US$100 mil. A previsão de venda é no começo de 2019 e, no momento, eles estão disponíveis em pré-venda por US$50, mas vão custar em torno de US$80.
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