O uso de máscaras é uma das principais recomendações do Ministério da Saúde para conter o avanço da COVID-19. Por funcionar como uma barreira física para nossas partículas de saliva, esse acessório ajuda a impedir que pessoas contaminadas possam transmitir a doença para outros.
Mas, para quem usa óculos, essa recomendação não é tão agradável. É bem comum escutar reclamações sobre as lentes ficarem embaçadas sempre que os dois acessórios são utilizados juntos.
Por que acontece e como evitar?
A troca de calor que ocorre durante a respiração é o principal motivo para as lentes ficarem embaçadas. Quando inspiramos, por mais frio que o ar esteja, ele vai ser devolvido ao ambiente em temperaturas mais elevadas.
Naturalmente, esse ar quente sobe e, ao ultrapassar a barreira da máscara, encontra as lentes que estão frias – e é aí que o problema acontece. Não à toa, uma das soluções mais efetivas é vedar a parte de cima e deixar que o ar ache outros espaços para sair.
Existem muitas formas de fazer isso, mas a mais efetiva é o clipe nasal, que consiste em colocar um pedaço de arame por dentro da máscara na altura do nariz. Assim, quando for usar o acessório, você pode ajustá-la bem rente à pele. Alguns modelos já vêm com essa opção, mas se a sua veio sem, é muito simples de colocar e até mesmo o arame que veda sacos de pão funcionam.
Outra opção funcional, é colar uma fita dupla face antialérgica em toda parte superior da máscara para manter a região bem vedada. O problema, nesse caso, é para quem mora em cidades de temperaturas elevadas. Com o suor, o produto pode desgrudar da pele e o problema, voltar a acontecer.
Alguns vídeos na internet indicam limpar com sabonete antes de sair de casa, já que esse produto cria uma película de gordura transparente por cima das lentes e evita que elas fiquem embaçadas. Mas cuidado: por mais que essa medida seja eficiente, a longo prazo ela pode estragar os óculos e o que era pra ajudar, se tornar um prejuízo.
A solução definitiva
Por mais que esses truques possam funcionar temporariamente, a melhor opção para resolver o problema de maneira definitiva é investir em lentes de contato.
Lembre-se que as máscaras vieram para ficar por muito tempo e os problemas que ela causa não ficam restritos ao embaçamento. É atrás das orelhas que as hastes e elásticos se encontram – e isso pode ser muito desconfortável para algumas pessoas.
Com as lentes de contato, fica muito mais confortável utilizar esse acessório, que não estará disputando espaço no rosto com outros objetos. E elas não representam nenhum risco de contaminação para seu dono – basta manter as regras de higiene e sempre limpar bem as mãos antes de colocar ou retirar a película ocular.
Ouça o post |