Não é segredo que o acessório certo pode fazer milagres pelo visual e transformar uma combinação básica em um look arrasador. Na hora de escolher o acessório, portanto, alguns detalhes são fundamentais. No caso dos óculos, o formato do rosto vai definir quais modelos vão harmonizar com os traços e valorizar seus pontos positivos.
Mulheres com rostos finos, seja por inteiro ou com o queixo mais afinado, devem tomar cuidado para não escolherem modelos que vão afinar ainda mais a parte menor e alongar o rosto. Para elas, o ideal é optar por óculos que disfarcem a finura do queixo e o tamanho do rosto.
A dica é apostar em modelos grandes, mas com armações estreitas e delicadas, que fiquem na mesma linha do contorno do rosto. A altura da lente é outro ponto que deve ser observado. Pessoas de rosto fino devem evitar óculos com lentes muito próximas aos olhos, pois isso a causa a impressão de que o rosto é mais longo.
Neste caso, vale a regra do contraponto para criar harmonia: rosto fino, óculos oval. Alguns modelos indicados para pessoas com rosto fino são os clássicos da Ray-Ban Wayfarer e o Aviador. Estes modelos costumam chamar a atenção para os olhos, o que favorece o comprimento do rosto ou a finura do queixo.
Outra opção para os rostos finos é óculos gatinho, modelo bastante popular nos anos 50 e que agora volta a ser tendência. Suas lentes grandes e o formato levemente puxado da armação também harmonizam com os traços longos.