Encontradas nas opções gelatinosa e rígida, as lentes de contato tóricas possuem curvatura acentuada e forças focais cilíndrica e esférica, recomendadas para pessoas com astigmatismo. Embora uma lente tórica possa ser rígida, nem toda lente rígida é do tipo tórica.
Imagem: © Depositphotos.com / belchonock
A maior diferença entre essas lentes e as comuns é o desenho final: enquanto as lentes comuns são esféricas, as tóricas podem ter curvaturas em ângulos diferentes. Ambas, inclusive, são fabricadas com o mesmo material.
Por ter espessura mais grossa, a lente tórica rígida é indicada para corrigir astigmatismo de alto grau. Já a lente tórica gelatinosa é mais fina e flexível, sendo utilizada para graus menores de astigmatismo. Apesar de ser bastante usada em casos de astigmatismo, a lente tórica também é prescrita para hipermetropia ou astigmatismo e miopia ao mesmo tempo.
Os modelos de lentes tóricas são confortáveis e mantêm-se estabilizados nos olhos: mesmo quando o usuário pisca ou olha de lado, elas não se movem. Para que a visão do paciente seja nítida e clara, elas não podem se movimentar junto com a rotação dos olhos.