Você provavelmente já foi avaliado por um optometrista e nem sabe! Para acabar com as dúvidas relacionadas ao que faz um optometrista, ele é o profissional que, pelo exame do olho, identifica e diagnostica problemas de acuidade visual, como por exemplo miopia, hipermetropia e astigmatismo. É importante lembrar que esses são defeitos da visão, não necessariamente doenças.
A optometria também faz medições de níveis de visão, prescreve fórmulas para óculos e lentes (conhecidas popularmente como “receitas”) e até mesmo exercícios apropriados, sem a necessidade de tratamentos cirúrgicos ou medicamentos. Isso porque é uma profissão que trabalha fora do “órgão globo ocular”, sem tratar ou curar o mesmo. Afinal, óculos e lentes de contato não são considerados medicamentos.
A profissão do optometrista possui formação reconhecida pelo Ministério da Educação e é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, além de ser mundialmente reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma das profissões responsáveis pela diminuição da cegueira evitável em todo o mundo.
Qual a diferença entre Optometrista e Oftalmologista?
A oftalmologia é uma especialidade médica que estuda e trata doenças relacionadas aos olhos e a todo o sistema visual. Isso significa que o oftalmologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar todas doenças relacionadas ao sistema visual e é capacitado a fazer o tratamento médico e cirúrgico de doenças oculares, além de poder receitar medicamentos.
Diferente do oftalmologista, que trata das doenças do olho e da visão, o optometrista é o profissional que realiza o cuidado primário da visão. Por meio de exames de avaliação, ele pode detectar distúrbios visuais e suas causas, para então encaminhar o paciente ao especialista, se necessário. Ele também aconselha sobre os cuidados a ter com óculos e respectivas lentes, além de outras ajudas técnicas.
O optometrista pode encaminhar os clientes para um oftalmologista caso encontre casos mais graves, como lesões graves, infecções e outras patologias ou anomalias oculares a fim de ser receitado o tratamento mais adequado.
Quais as funções de um Optometrista?
O optometrista é quem analisa o estado da sua visão, cuidando da qualidade e nível da mesma. Além de diagnosticar e analisar, ele também pode prescrever lentes de correção, como óculos ou lentes de contato, além de outras funções. Conheça algumas delas:
- Realização de anamneses individuais;
- Realização de exames para detectar defeitos visuais;
- Medição da estrutura ocular;
- Prescrição de meios ópticos de correção;
- Prescrever técnicas de reabilitação visual, como por exemplo, exercícios;
- Avaliação quantitativa de eixos e graduações.
- Montagem de óculos e confecção de lentes de contato;
Muitos optometristas atuam em ópticas, empresas, escolas, hospitais e clínicas, geralmente em parceria com outros profissionais.
Ouça o post |