Formada pela íris (parte colorida dos olhos), corpo ciliar (responsável pela produção de humor aquoso) e coróide (parte vascularizar), a Úvea está sujeita a inflamações, como a Uveíte, que se manifesta em crises e precisa ser monitorada e controlada frequentemente para não causar danos graves à visão.
Mas afinal, o que é Uveíte?
Inflamação crônica ou aguda, tem sintomas parecidos com os da conjuntivite, como vermelhidão e dor, mas é considerada mais grave graças à profundidade do trato uveal e à possibilidade de atingir estruturas como a retina, o nervo óptico e o vítreo.
Sintomas
Além de dor e vermelhidão, a uveíte causa fotofobia, visão embaçada e com moscas volantes (pontos pretos na visão).
Diagnóstico
Realizar um exame de fundo de olho realizado com uma lâmpada de fenda é uma das maneiras mais eficazes de diagnosticar a inflamação.
Causas
Provocada muitas vezes pela queda de imunidade, a uveíte tem causas infecciosas, tumorais ou autoimunes. Infecções por vírus, bactérias, fungos ou parasitas ou doenças como toxoplasmose, herpes e doenças reumatológicas são agentes causadores da uveíte, assim como queimaduras químicas e lacerações da córnea.
Tratamento
Apesar de depender do estágio em que a doença se encontra, oftalmologistas costumam agir em conjunto com outros médicos para indicar, além de colírios, outros remédios que desestabilizam o agente causador da doença, como antibióticos, antifúngicos, corticóides e imunomoduladores.
Ouça o post |