As doenças reumáticas, também conhecidas como reumatismo, são o grupo de enfermidades que afeta o sistema locomotor. Isso inclui as articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos. Você pode estar se perguntando: mas o que o reumatismo tem a ver com a visão?
A verdade é que existem mais de 100 doenças reumatológicas, e algumas comprometem também outros sistemas, como o cardiovascular, respiratório e, até mesmo, a visão. Entre as mais conhecidas estão a artrose, artrite reumatoide, gota, febre reumática, tendinite, bursite e osteoporose.
Quais são as doenças reumatológicas que afetam a saúde ocular?
Separamos algumas doenças reumáticas que também podem ter consequências nos olhos:
1- Artrite reumatoide: A doença reumática mais comum é a artrite reumatoide, que causa inflamação das articulações e pode ter diversas causas. Quem sofre desse mal pode ter inflamações oculares, como conjuntivites, esclerite ou uveíte, pois são formados anticorpos que atacam o próprio organismo. Além disso, alguns remédios podem ter efeitos colaterais que se manifestam nos olhos. O mais indicado é que a pessoa que tem artrite faça o exame de fundo de olho a cada seis meses.
2- Lúpus eritematoso: Pessoas que tem lúpus tem mais chances de ter a síndrome do olho seco. Entre os principais sintomas estão a sensação de areia dentro dos olhos, além de ardência e dor, coceira e ressecamento ocular. Os medicamentos corticoides usados no tratamento do lúpus também podem ter causar o olho seco, catarata ou glaucoma.
3- Síndrome de Sjogren: Uma doença onde o próprio corpo ataca as células que produzem saliva e lágrimas, deixando boca e olhos muito ressecados. A síndrome do olho seco, mais uma vez, é bem comum e o risco de conjuntivite crônica é alto. A pessoa pode apresentar olhos sempre secos, avermelhados e tem sensibilidade à luz.
4- Espondilite anquilosante: Esta doença causa inflamação nos tecidos, inclusive dos olhos. Isso pode causar uveíte, geralmente em um olho só – ele fica avermelhado e inchado. Se a doença se prolongar, pode acabar afetando o outro olho também, com maior risco de complicações na córnea e catarata.
5- Polimialgia reumática: Caracterizada pela dor nos ombros, costas e dificuldade de se mover devido a rigidez do quadril e articulações, causa dor no corpo todo. Pode causa visão turva, visão dupla ou até mesmo cegueira em um ou dois olhos, se afetar as artérias oculares.
6- Síndrome de Reiter: Essa artrite causa dor e inflamação nas articulações, mas também pode afetar a parte branca dos olhos, causando inflamações na região e nas pálpebras. É comum o surgimento de conjuntivite ou uveíte.
Como funciona o tratamento?
O tratamento varia de doença para doença, mas no caso das complicações oculares o mais indicado é procurar um médico oftalmologista para que não haja complicações, especialmente caso o paciente já saiba que é portador de alguma doença reumática.
O tratamento deve ser orientado pelo oftalmologista e reumatologista, e pode incluir o uso de remédios anti-inflamatórios, colírios e pomadas para aplicar nos olhos. Se as doenças ocorrerem devido a um efeito colateral de medicamentos, o médico pode indicar a substituição por outro, para melhorar a qualidade da visão. Mas o ideal é tratar a doença reumatológica.
Ouça o post |