Apesar do nome um pouco assustador, o PVE de Varredura é um exame oftalmológico que mede a acuidade visual – ou seja, a visão em detalhes. Seu nome completo é Potencial Visual Evocado, e este exame mede nossa atividade cerebral enquanto enxergamos, sem a necessidade do paciente comunicar verbalmente sobre suas dificuldades de visão.
Altamente especializado, ele é uma ferramenta muito útil para identificar várias doenças oculares, além de detectar e acompanhar pessoas que tenham baixa visão.
Para quem é indicado?
O exame é indicado em casos de baixa acuidade visual, além de quadros com comprometimento neurológico, alterações nas estruturas oculares e para acompanhar o desenvolvimento da visão em bebês e crianças. Confira alguns exemplos abaixo:
- Indivíduos com baixa visão
- Catarata congênita
- Glaucoma congênito
- Estrabismo
- Ambliopia
- Convulsão
- Doenças genéticas
- Nistagmo
Quando o oftalmologista solicita e como funciona o exame?
O médico oftalmologista pode realizar o pedido do PVE de Varredura a partir de um mês de idade, e não há um limite máximo para sua realização. O exame em si é similar ao eletroencefalograma (EEG), porém sua captação é específica da área visual do cérebro.
São fixados eletrodos na pele (na região da testa) e couro cabeludo (no topo e na parte de trás da cabeça), e o paciente é posicionado em frente a estímulos quadriculados ou listrados, apresentados em um monitor. Caso utilize óculos, deve utilizá-los durante o exame.
Uma das vantagens é que não há necessidade de dilatar as pupilas, nem sedação. Para pacientes com quadro convulsivo, indica-se o melhor controle das convulsões antes da realização do exame, se possível. Isso porque os estímulos visuais podem ser um gatilho para uma crise convulsiva.
Em média, o exame dura cerca de 20 minutos e o resultado pode ficar pronto em até 5 dias úteis, dependendo da clínica onde foi realizado.
Outras orientações:
- Estar descansado;
- Evitar uso de creme/gel de cabelo;
- Não realizar procedimentos que dilatem as pupilas até um dia antes do exame;
- Trazer óculos ou lentes de contato, caso faça uso dos mesmos – ainda que a receita não esteja atualizada;
- Trazer exames complementares e a receita dos óculos;
Ouça o post |