Você já ouviu falar em distância vértice? Talvez a expressão tenha surgido durante uma consulta ao oftalmologista, mas para quem não entendeu o que isso quer dizer, continue lendo e saiba mais sobre o que é e como a distância vértice afeta quem usa lentes de contato.
Distância vértice (ou simplesmente distância de vértice) é o nome que se dá à distância entre a parte da frente da córnea e a superfície traseira de uma lente corretiva, como por exemplo, as lentes dos seus óculos ou as lentes de contato. Ao aumentar ou diminuir a distância vértice, as propriedades óticas do sistema são alteradas e o ponto focal é movido para frente ou para trás e alterando a potência da lente em relação ao olho humano.
É assim que o especialista consegue descobrir o grau exato que os olhos precisam para ter uma visão de qualidade, e também qual a posição correta das lentes para evitar o desconforto no usuário – essa distância deve ter até 14mm. Se for maior que isso, a acuidade e conforto visual podem ser comprometidos, pois as lentes acabam longe demais dos olhos.
Para quem usa lentes de contato, é importante estar atento à distância vértice – as prescrições de óculos e das lentes são bem diferentes. Quando o oftalmologista prescreve uma receita, ele já leva em consideração a distância do óculos até os olhos do paciente, que é em média 12mm.
Como as lentes entram em contato direto com os olhos, a distância vértice é totalmente diferente e a prescrição para óculos precisa ser convertida para lentes de contato, especialmente se a prescrição do óculos é de + / – 4.00D ou mais.
Sempre consulte um especialista antes de começar a usar lentes de contato, para que as lentes receitadas estejam de acordo com suas necessidades. Somente um médico oftalmologista, optometrista ou contatólogo pode fazer os cálculos adequados e te orientar na transição entre óculos e lentes de contato.
Ouça o post |