A retina é uma membrana que reveste o interior do olho, sendo responsável por captar imagens e enviá-las para o cérebro. Quando sua posição é alterada de alguma maneira, ocorre o chamado deslocamento de retina — problema que pode levar a sérios problemas de visão, inclusive a perda total da capacidade de enxergar.
Imagem: © Depositphotos.com / cookelma
O deslocamento de retina pode ocorrer em homens e mulheres de qualquer idade. Porém, pessoas com idade superior a 40 anos e que sofrem de miopia estão mais sujeitas ao problema. Quem tem um histórico familiar de deslocamento de retina também deve estar atento.
Deslocamento de retina: sintomas
Entre os principais sintomas do deslocamento de retina, podemos destacar o aparecimento de manchas, pequenos flashes luminosos ou de uma “cortina” em nossa visão. Caso perceba alguma dessas manifestações, procure o oftalmologista imediatamente. Para o diagnóstico, o profissional realizará o mapeamento de retina ou um ultrassom ocular.
Como tratar o deslocamento de retina?
Se confirmado o deslocamento de retina, o procedimento necessário para a correção do problema é a realização de uma cirurgia ocular.