Nascendo sem saber como enxergar direito, os bebês levam até um ano para desenvolver a visão e a habilidade de entender o que acontece ao seu redor. Durante esse processo, é muito importante tomar alguns cuidados para que ele possa ocorrer livre de complicações, sendo o teste do olhinho o primeiro passo para garantir que o recém nascido consiga desenvolver a visão de forma saudável.
Mas afinal, o que é o teste do olhinho?
Extremamente importante, o teste do olhinho, também chamado Teste do Reflexo Vermelho, é realizado para que se possa detectar doenças como Catarata Congênita, tumor, Glaucoma ou qualquer outro fator que possa prejudicar a saúde ocular ou causar cegueira nos bebês.
Quando fazer o teste do olhinho?
O exame deve ser realizado ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê, ou ainda na primeira semana de vida, e repetido aos 4,6,12 e 24 meses de vida. Fazer o teste o quanto antes e ter um diagnóstico precoce em casos de alterações é importante para que sejam estudados tratamentos adequados, aumentando as chances de cura e diminuindo os riscos à saúde ocular do recém nascido.
Como é o teste do olhinho?
Rápido e indolor, o exame é bastante simples. Nele, o pediatra ilumina os olhos do bebê com um feixe de luz para identificar um reflexo vermelho que indica que o eixo óptico não têm nenhum tipo de obstrução e a visão será desenvolvida sem obstáculos.
Ouça o post |