Apesar de ser um procedimento comum e bastante executado, a cirurgia de catarata pode sim ter algumas complicações, sendo a visão turva uma das mais comuns. Ao contrário do que se possa imaginar, a dificuldade em enxergar com clareza acontece não por problemas nas lentes intraoculares colocadas durante a cirurgia, mas sim graças à uma opacificação da cápsula posterior do cristalino, que pode ocorrer meses ou até mesmo anos após o procedimento.
Para dar fim a esse problema e devolver a qualidade de visão aos pacientes, pode ser feita uma nova cirurgia, chamada Capsulotomia YAG Laser. Rápido, o procedimento é indolor, não exige internação e é feito apenas com a aplicação de colírios anestésicos.
Indicação
Apenas pacientes que já fizeram a cirurgia de catarata mas voltaram a sentir a visão turva devem ser encaminhados para realizar a capsulotomia YAG laser. Vale lembrar que a opacidade não significa que a catarata voltou, e sim que ocorreu uma fibrose ou um crescimento epitelial local.
Riscos
Apesar de ser simples, a cirurgia, como qualquer outra, pode sim apresentar alguns riscos. O aumento da pressão ocular é bastante comum no pós operatório, por isso, podem ser receitados colírios especiais. Edema macular ou da córnea e descolamento da retina são raros, mas podem acontecer, por isso, é importante sempre manter os exames e o acompanhamento médico em dia.
Cuidados necessários no pós operatório
A pressão intraocular é um dos principais fatores que merecem atenção logo após a cirurgia, que também não pode causar dor aos pacientes. Colírios anti-inflamatórios também serão receitados.