O grande segredo da maquiagem é saber acertar o tom de acordo com seu rosto – isso vale para bases, corretivos, sombras e até blush. Mas, para quem tem a pele negra, essa missão pode ser um pouco mais difícil.
O problema não está no tom em si, mas no que o mercado oferece. Nos últimos anos, isso tem mudado, mas ainda há muito o que avançar. O Brasil possui uma diversidade de cores enorme – e é difícil encontrar marcas que trabalhem com tantas opções.
Seja como for, com esse artigo você vai aprender, de uma vez por todas, como fazer a melhor maquiagem para pele negra e todos os segredos para chegar lá.
Comece pela base
Se ao ir à loja você não encontrar o tom certo, invista na compra de duas cores diferentes de base. Além de poder misturar para chegar na coloração exata, quem tem a pele negra costuma ter pontos mais escuros no rosto – como o entorno da boca, dos olhos e rente ao couro cabeludo.
Com essa solução, você pode brincar com as variações e chegar em uma pele bem uniforme. Uma dica importante é considerar sua rotina: para quem se expõe muito ao sol, uma base de fundo rosado costuma funcionar bem; por outro lado, quem não tem esse costume, pode optar pelas de fundo amarelado.
A escolha do corretivo
Tudo depende das imperfeições que você deseja disfarçar. Por exemplo, quem tem olheiras roxas, alcança resultados melhores com os corretivos amarelos. Já as marcas puxadas para o marrom, ficam mais invisíveis com produtos de tom avermelhado.
Além disso, se houver marcas de cicatrizes, o ideal é cobrir com o tom exato da sua pele. Usar cores mais claras pode trazer o efeito inverso e chamar ainda mais atenção para o detalhe. No caso de espinhas ou marcas avermelhadas, o corretivo verde é a melhor escolha.
O tom certo de blush
Se o seu objetivo for dar um ar saudável ao rosto, não deixe de investir nas cores de rosa-queimado ou vermelho. Para algo mais discreto, o marrom-escuro são excelentes e cumprem bem a função de maquiagem do dia-a-dia.
Não tenha medo das cores
Para os batons, o vermelho e o vinho podem trazer a atenção que você deseja. Eles são mais marcantes e combinam com a pele negra. Já se a ideia for algo mais neutro, a dica é escolher um tom acima da sua cor, assim, ele ainda colore a região, mas de forma discreta.
Nas sombras, o azul-marinho, preto, dourado, cobre e marrom são os preferidos – e isso não é à toa. Eles garantem bons resultados e, se for combinado com delineadores e rímel, ficam ainda melhores. Para usar cores mais claras, o ideal é marcar bem o côncavo com um marrom escuro, para ornar com o restante do rosto.
O toque final
Contornar a sobrancelha ajuda a construir um bom resultado para os olhos. Nesse caso, a regra é escolher o que mais se mistura à cor natural dos pelos. A mesma regra vale para os lápis de olho, em que os pretos garantem um olhar mais expressivo.
Ouça o post |