Apesar de ser essencial para a vida humana, o Sol também pode causar danos para o nosso corpo, inclusive para a saúde ocular. Por isso, um bom par de óculos de sol é indispensável e as lentes Transitions são tão populares, uma vez que escurecem automaticamente quando a pessoa é exposta ao sol.
Pensando nas pessoas que não gostam ou se sentem desconfortáveis usando óculos de sol, a Johnson & Johnson se juntou à empresa Transitions Optical para trazer a tecnologia única para as lentes de contato! Com as lentes Transitions, será possível manter seus olhos protegidos dos danos solares e ganhar muito em conforto.
Como funcionam as lentes Transitions?
A tecnologia das lentes Transitions existe desde 1962 mas ainda hoje surpreendem as pessoas, pois não necessitam de bateria para funcionar. Na verdade, elas possuem moléculas fotocrômicas que reagem quando expostas à luz ultravioleta, mudando sua estrutura molecular. Assim, as lentes Transitions conseguem absorver mais luz conforme ela tenta atravessar, escurecendo as lentes e protegendo os olhos do usuário.
Lentes de contato Transitions
Até agora, esta tecnologia só estava disponível para óculos. A Johnson & Johnson passou os últimos dez anos adaptando a tecnologia para o uso nas lentes de contato também. A empresa realizou testes clínicos com mais de mil pacientes e as novas lentes Acuvue Oasys, feitas com a tecnologia Transitions, foram liberadas pela FDA (órgão norte-americano que regula produtos, similar à Anvisa brasileira) e devem estar disponíveis a partir da primeira metade de 2019.
As lentes de contato descartáveis provavelmente funcionarão de forma similar aos óculos da Transitions, escurecendo aos poucos conforme o usuário é exposto à luz ultravioleta. Como grande parte das janelas filtra a luz UV, elas escurecem principalmente debaixo do sol e voltam a clarear em ambientes fechados.
O único contraponto dessa tecnologia é que, quando aplicado às lentes de contato, os usuários terão a íris escurecida! Já imaginou? Acho que pode demorar um pouco até acostumarmos, mas não tem como negar que deve ser muito prático não precisar carregar óculos de sol por aí.
Ouça o post |