A tecnologia sempre jogou a favor do avanço das lentes de contato. Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe muito bem disso, principalmente que viu o post sobre a série Black Mirror que retrata realidade aumentada através das lentes com alta tecnologia (http://migre.me/tVZqd). A novidade da vez é que outra gigante da tecnologia planeja investir em lente de contato tecnológica através da implantação de um chip no olho humano.
Quem? O Google!
Com patente já registrada, a empresa que virou sinônimo de inovação na internet quer viabilizar o uso de um chip inteligente, muito semelhante às lentes de contato defendidas pela Samsung, mas com um diferencial importantíssimo: as lentes de contato tecnológicas do Google seriam aplicadas cirurgicamente nos olhos da pessoa e teriam como objetivo a correção de problemas oculares, como miopia, catarata, presbiopia. Além disso, também poderiam fotografar, filmar, acessar a internet… Seriam lentes de contato multiuso.
A tecnologia utilizaria dois chips (um em cada olho) e seriam fabricadas com polímero altamente flexível e também transparente, justamente para não causar qualquer incômodo à pessoa. Pensa que é só isso? As lentes de contato do Google seriam controladas pelo smartphone da pessoa, ou mesmo pelo computador, e seriam “carregadas” através das ondas eletromagnéticas presentes em todos os lugares.
A ideia ainda está na fase de patente, ou seja, é um projeto que ainda não passou por testes laboratoriais ou experimentos propriamente ditos. Todavia, já é um indício envolvendo uma empresa de ponta no campo da tecnologia e que claramente já obteve sucesso em suas empreitadas. Se for para a frente, a lente de contato tecnológica do Google ficaria localizada onde está o cristalino, ou seja, a própria lente natural do olho humano.