2020 foi um ano difícil para a grande maioria das pessoas – se não bastasse o medo com a nova doença, ela nos obrigou a revirar nossas vidas e criar uma rotina completamente diferente. Isso, junto com as mudanças na sociedade, mexeram com a nossa cabeça e, para muita gente, está difícil manter a saúde mental em dia.
Em alguns casos, é preciso procurar ajuda médica – não tem jeito. Os problemas da mente precisam ser levados tão a sério quanto as questões físicas. Psicólogos e psiquiatras são os mais preparados para identificar o tratamento necessário, que pode ser somente com terapias ou até com uso de medicamentos.
Seja como for, a palavra deles é a que vale. Mas, antes de chegar a esse ponto, alguns cuidados podem ajudar nossa mente a ficar mais tranquila e evitar que doenças se desenvolvam – e é sobre eles que vamos falar aqui!
A tecnologia pode ser sua aliada, mas depende de você
Em tempos de distanciamento social, home office e quarentena, é quase impossível tirar a internet e todas suas facilidades da nossa vida. E tudo bem, essa não deve ser a meta: afinal, ela ajuda a mantermos contato com quem tanto gostamos e isso é essencial para nosso bem-estar.
Mas é preciso ter limites. Passar o dia todo em frente às telas ou consumindo conteúdos que te deixam ansioso pode impactar sua saúde mental. Então, passe um tempo longe delas e deixe com você só o que te ajuda a evoluir.
Cuidado com o excesso de informações
Mais do que nunca, ligar a TV ou acessar os noticiários é sinônimo de notícias preocupantes – seja passado, presente ou futuro próximo, as informações não são tão boas. E isso pode deixar muita gente abalada, elevando o nível de estresse e ansiedade.
Por isso, aqui o ideal é ouvir seu próprio corpo. Perceba quando essas notícias começarem a mexer negativamente com você e não se sinta mal em se afastar um pouco.
Encontrar um momento para investir no autocuidado, essa palavra tão conhecida, é essencial. Só quando olhamos para dentro e percebemos o que nosso corpo e mente precisam é que conseguimos ficar bem com nós mesmos.
Seja para investir em um hobby, um curso ou apenas para não fazer nada, ter o tempo de relaxar é regra absoluta para uma boa saúde mental. Com a chegada de 2021, as esperanças se reavivam em muita gente, mesmo com as comemorações tendo que ser um pouco diferentes – e estar preparado para isso faz toda diferença.
Ouça o post |