Cada dia mais concorridos, os concursos públicos representam sonhos de milhares de pessoas, que buscam um emprego estável e com bom retorno financeiro. Conseguir uma vaga, porém, não é fácil. Além de uma série de questões de prova relacionadas à carreira eleita, o candidato precisa também provar que é física e psicologicamente apto a assumir o cargo.
Responsável por identificar alterações na visão e a capacidade dos olhos de perceber formas e contornos, o teste de acuidade visual, popularmente conhecido como “exame de vista”, é obrigatório e pode ser um fator determinante para a aprovação ou reprovação em um concurso público.
A tolerância com alterações na visão como miopia e hipermetropia muda de acordo com as exigências de cada carreira, mas, a regra geral é que os inscritos devem realizar testes e, para serem aprovados, têm que possuir acuidade igual ao previsto no edital, que também coloca um nível aceitável para candidatos que precisam de lentes corretivas. Por isso, é importante ler com atenção o edital e realizar o exame antes de iniciar o processo seletivo para um concurso.