Com a evolução da tecnologia, as câmeras fotográficas estão cada vez mais potentes e cheias de recursos. Recursos esses que se estendem até para os celulares mais modernos. O reconhecimento facial é uma dessas tecnologias que está presente no nosso dia a dia. Assim como as digitais, o rosto humano possui características únicas, que varia de pessoa para pessoa, dando a possibilidade de destravar aparelhos e até mesmo autorizar a entrada em ambientes pelo reconhecimento facial.
Os celulares e câmeras de hoje, praticamente todos, possuem o reconhecimento facial, chamado detector de sorrisos. Esse sistema consiste no disparo da câmera quando pessoas da foto sorriem. A detecção de sorrisos também auxilia no enquadramento e foco da fotografia. O sistema funciona devido à memória da câmera que era focada na pessoa séria e que, ao sorrir, causa essa alteração, sugerindo o disparo da foto. Assim fica fácil dizer: diga X.
E tirar uma foto ao piscar de olhos, já imaginou? Essa é mais uma evolução da tecnologia, que permitirá que os olhos gravem as imagens sem necessidade de outros aparelhos em mãos. Muitas pessoas dizem que as melhores imagens ficam gravadas na mente e que não é possível fotografar tudo o que os olhos veem. Pois bem, a Sony, marca especializada em câmeras fotográficas de altíssima tecnologia, registrou a patente de uma lente de contato que funciona como uma câmera digital. Isso mesmo! Já pensou em estar em um lugar belíssimo, sem celular, câmera ou qualquer outro aparelho e bastar um piscar de olhos para registrar tudo?
O produto, que ainda está em desenvolvimento, poderá fotografar ou filmar tudo o que seus olhos puderem ver, bastando piscar os olhos. E tem mais! Para carregá-las, basta a energia produzida pelo movimento dos olhos. Aí vem a pergunta: a cada piscar de olhos uma foto será tirada? Não! A lente poderá diferenciar a piscada voluntária, da intencional para capturar a imagem, basta realizar uma configuração. Você acha que acabou? A câmera-lente ainda terá funções específicas, como tempo de abertura e velocidade de disparo e a possibilidade de enviar as fotos para outros dispositivos, sem fio. As lentes de contato fotográficas serão excelentes aliadas de quem viaja, é fã de aventuras e prefere não carregar um grande volume de câmeras e equipamentos. Tecnologia de ponta aliada ao conforto. A qualidade das fotos também é outro adicional, comparada a de câmeras modernas.
Outra empresa que também teve uma ideia semelhante é a Samsung, com a diferença de que a lente também seria usada como dispositivo de realidade aumentada. Outra tecnologia de ponta! Além de fotografar, as lentes de contato também podem beneficiar pacientes com diabetes. A lente está sendo desenvolvida pela Google, desde 2014, e pode monitorar os níveis de açúcar no sangue.
Vamos torcer para que essas novidades possam estão disponíveis para o consumidor final muito em breve. Até lá, vamos aproveitar as funcionalidades atuais das lentes de contato e das câmeras convencionais e aguardar o momento em que poderemos registrar tudo num piscar de olhos.