O uso da realidade virtual não está limitado aos videogames. A ciência vem estudando o uso de realidade virtual para aliviar dores sem uso de medicamentos e um hospital na França decidiu testar a tecnologia em seu pronto-socorro.
No Hospital St. Joseph, na França, os alunos da pós-graduação desenvolveram um programa virtual de imersão que auxilia os pacientes a relaxar, aumentando a tolerância à dor sem aplicação de analgésicos. O método é surpreendente simples: basta um par de óculos de realidade virtual e os pacientes são atendidos enquanto se distraem com estímulos auditivos e visuais, como paisagens naturais e sons agradáveis.
Além de diminuir o uso de medicamentos, o método também ajuda a controlar a ansiedade e a acalmar os pacientes que são atendidos na sala de emergência. O tratamento ainda é considerado experimental e necessita de mais pesquisas, para garantir que seja utilizado corretamente e seus efeitos sejam reais (sem efeito placebo). Mas já mostra um grande avanço na área!
Ouça o post |