Também conhecida como conjuntivite alérgica (não confundir com conjuntivite virótica, que é contagiosa e mais comum), a alergia ocular pode ser provocada por substâncias presentes em nosso dia a dia, como ácaros, poeira, mofo, pólen e pelos. Embora possa se manifestar em diferentes intensidades, as alergias devem sempre ser tratadas para evitar problemas mais graves.

A alergia ocular pode ser provocada por substâncias presentes em nosso dia a dia, como ácaros, poeira, mofo e pólen.
Imagem: © Depositphotos.com / apichsn1
Entre os principais sintomas de alergia ocular, podemos destacar a vermelhidão nos olhos, lacrimejamento constante, coceira intensa, inchaço e sensibilidade acentuada à luz. Vale ressaltar que a alergia é uma reação de defesa do organismo contra alguma substância indesejável e, por isso, um oftalmologista deve ser consultado sempre que surgirem esses sintomas.
Evite a automedicação, pois um tratamento inadequado pode agravar o problema.
Como prevenir a alergia nos olhos?
A medida essencial é sempre manter os ambientes limpos e livres de pó, seja em casa ou no trabalho. Assim você reduzir consideravelmente as chances de surgimento de ácaros, mofo e bolor. Na hora da limpeza, evite usar vassouras ou espanadores, pois eles só espalham a poeira. Prefira aspiradores de pó e panos úmidos.
Evite, também, coçar os olhos repetidamente. E esteja com as mãos sempre limpas.