Quem tem amigos ou parentes que sofreram com o glaucoma sabe que não dá para brincar com esta doença ocular que é a maior causa de cegueira irreversível do mundo, mesmo com grande parte da população acreditando que há uma cura para o glaucoma, mas não há. Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, mais de 40% dos brasileiros entrevistados pelo Ibope (em 2014) acreditava que o problema tinha cura.
Ainda dentro desta pesquisa realizada com homens e mulheres, outro dado chamou a atenção: mais de 50 milhões de brasileiros jamais foram ao oftalmologista. Tal situação joga contra a principal arma para evitar o glaucoma, o exame médico. É preciso realizar exames específicos que medem a pressão ocular da pessoa com certa frequência, para assim iniciar os tratamentos adequados com maior antecedência e conforme a gravidade e também tipo de glaucoma. Como efeito de resultado, mais de 80% dos casos de glaucoma são tratados já em fases avançadas da doença ocular, o que praticamente torna nulo qualquer tipo de tratamento.
Glaucoma: o que é e quais são os sintomas?
O nervo óptico é a região do olho atingida pelo glaucoma, portanto o aumento da pressão nesta região é a mais forte indicação da doença ocular. Para quem não sabe, o nervo óptico está localizado no fundo do olho, outro fator que dificulta a identificação do problema por parte da pessoa comum, já que não é visível qualquer tipo de anomalia, somente o aumento da pressão mesmo. O tipo de glaucoma mais comum (80% dos casos) é aquele com ângulo aberto, justamente o que eleva a taxa de cegueira desta grave doença ocular.
Os principais sintomas desta que é a principal causa de cegueira irreversível do mundo são: dores agudas e repentinas nos olhos; vômitos e náuseas; visão embaçada; vermelhidão nos olhos; aparência inchada nos olhos; maior sensibilidade à luz; nebulosidade frontal; lacrimejamento acentuado e aumento nítido de um ou até dos dois olhos.
Quer saber mais? Confira no blog outro post que fizemos sobre o tema: O que é e quais são os tipos de glaucoma? (http://goo.gl/NVjoC3)