Alterações na visão podem ter diversas causas e tratamentos, mas nem sempre querem dizer sobre a saúde ocular. Doença que atinge 1% da população mundial, a enxaqueca ocular é caracterizada por alterações na visão que antecedem a enxaqueca comum, porém é no sistema nervoso que tem sua origem.
O procedimento padrão de quem sofre com os sintomas da enxaqueca ocular é procurar por um médico oftalmologista. O paciente realizará exames de fundo de olho e outros complementares, se necessário. Se os sintomas não forem derivados de problemas oculares, o médico encaminhará ao neurologista que deve indicar o tratamento adequado.
Os sintomas – que falarei no próximo tópico – precedem as dores características da enxaqueca comum, sendo habitual o uso da medicação já nesta fase. Importante ressaltar que os remédios aliviam os sintomas, mas não impede o aparecimento de novas crises.
Sintomas
Os sintomas da enxaqueca ocular são conjuntos de alterações visuais que variam bastante de paciente para paciente, contudo a quantidade de sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Confira alguns sintomas visuais:
- Perda transitória de campo visual;
- Aparecimento de pontos cintilantes;
- Escurecimento da visão;
- Distorção da imagem.
Além, é claro, dos sintomas conhecidos da enxaqueca comum:
- Dor de cabeça excessiva;
- Enjoos;
- Mal-estar;
- Sensibilidade a luz
- Sensibilidade ao som
Mas afinal, como evitá-la? Continue lendo!
Gatilhos
Para evitar a enxaqueca é preciso atenção aos seus hábitos do dia a dia, já que, eles podem funcionar como gatilhos para o aparecimento dessa condição. Uma alimentação saudável e sem excessos de frituras, chocolate, café e álcool podem prevenir crises. Outros fatores que acarretam a enxaqueca, são:
- Período menstrual;
- Jejum prolongado;
- Uso de anticoncepcionais;
- Alterações no sono;
- Estresse;
- Problemas na coluna cervical.
E com o passar do tempo, os sintomas oculares servem como alerta à condição que está por vir em pacientes que já lidam com isso. A solução é o medicamento para amenizar as dores, mas o tratamento só pode ser definitivo se for encontrada, por um neurologista, a causa exata para o seu problema.
Comente abaixo e dê dicas para a nossa comunidade caso você tenha enxaqueca frequentemente! Boa semana à todos.
Ouça o post |