Os olhos são órgãos extremamente sensíveis e merecem atenção especial. Um objeto estranho em contato com a superfície ocular pode ser o suficiente para causar uma lesão que resultará em dor, assim como possíveis doenças congênitas ou adquiridas.
Para saber a causa, é preciso consultar um médico de sua confiança aos primeiros sinais de que algo não vai bem, assim é possível obter o diagnóstico correto e seguir o tratamento mais adequado o quanto antes.
Quer saber mais sobre enfermidades e outras possíveis causas mais comuns de desconforto e/ou dor nos olhos? Confira a lista que preparamos a seguir:
DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA
Apesar de diferentes, cada uma das três afeta o globo ocular de alguma forma. As duas primeiras doenças costumam ter entre seus sintomas a dor na parte traseira dos olhos, já a zika favorece o desenvolvimento de conjuntivite em 50% dos pacientes. Não há um tratamento específico para essas enfermidades, que desaparecem após um certo período. O primordial é manter a febre sob controle e, no caso da conjuntivite causada pela zika, usar o colírio prescrito pelo médico.
ENXAQUECA
Responsável por causar intensa dor de cabeça em um dos lados do rosto, tonturas e sensibilidade à luz, a enxaqueca pode afetar diretamente a região dos olhos – podendo vir acompanhada de pequenas luzes piscando na visão. O tratamento é feito por um neurologista, mas o uso de óculos escuros pode ajudar a aliviar a dor nos olhos durante as crises.
BLEFARITE
Caracterizada por uma coceira na região das pálpebras onde crescem os cílios, essa inflamação crônica pode ser bastante incômoda. Ela é causada por bactérias que causam dores nos olhos, sensação de areia e queimação na área. Para aliviar os sintomas e evitar as crises, é preciso manter a região sempre muito higienizada, evitar coçar os olhos e lavá-los com água morna ou fria.
OLHOS SECOS
A Síndrome do Olho Seco é provocada por alterações na composição ou produção das lágrimas que prejudicam a lubrificação dos olhos e podem causar sensações de agulhadas e queimação nos olhos. Algumas situações costumam favorecer os sintomas, como locais com ar condicionado, ao andar de bicicleta ou passar muitas horas em frente ao computador. Os colírios à base de lágrimas artificiais são bons aliados para aliviar o desconforto. Eles ajudam a substituir a lubrificação que o organismo não está oferecendo – mas, para seu correto uso, o ideal é consultar um oftalmologista e seguir o tratamento indicado.
USO INCORRETO DAS LENTES DE CONTATO
Elas podem ser de grande ajuda para quem possui problemas de visão – mas, para isso, é preciso utilizá-las corretamente, o mau uso pode causar infecções, lesões, dor nos olhos e levar a problemas mais graves. Por isso criamos a Viallure Adapta, um Centro de Adaptação de Lentes de Contato com equipamentos de avaliação de alta performance, orientação profissional e dicas de conforto, segurança e adaptabilidade, além da recomendação das melhores marcas para você.
Dica extra: Além de consultar nosso centro de adaptação, é extremamente importante respeitar o prazo de validade do produto, o tempo máximo de uso e garantir a higiene correta das lentes, ok?
Ouça o post |