Olhe para o lado e preste atenção. Provavelmente, mais da metade das pessoas à sua volta está mexendo no celular ou no computador, certo? Necessidade para alguns, mania para outros, o fato é que passar muito tempo em frente a telas luminosas pode acarretar em problemas para a visão.
Conhecida como “vista cansada”, a fadiga muscular é resultado do esforço contínuo que os músculos dos olhos têm que fazer quando ficamos muito tempo focados em um único ponto, principalmente nas pequenas imagens refletidas na tela do celular, computador ou televisão.
Causas
Apesar de existirem diferentes fatores agravantes como umidade relativa do ar, poluição e ventilação, a fadiga ocular geralmente é relacionada com o uso constante de equipamentos eletrônicos como tablets, celulares e computadores.
O excesso ou a falta de luminosidade e problemas de visão como miopia ou hipermetropia não corrigidos também entram na lista, assim como o estresse, que é um fator agravante.
Sintomas
Visão turva, coceira, ardência, cansaço, dor nos olhos, dificuldade de concentração, aumento da sensibilidade à luz e dores de cabeça frequentes são alguns dos sintomas da fadiga ocular.
Em situações de alto estresse, também podem ocorrer tremores involuntários das pálpebras.
Tratamento e prevenção
Existem algumas dicas para evitar a fadiga ocular, principalmente para aqueles que trabalham com computador, como regular a altura da tela um pouco abaixo do nível dos olhos e a cerca de 70 cm de distância deles, verificar se a iluminação do ambiente não está muito forte ou muito fraca, piscar bastante e fazer pausas, aproveitando principalmente para olhar para objetos que estejam a distâncias diferentes.
Os tratamentos incluem compressas e uso de colírios, mas antes de tomar qualquer medida por conta própria, é importante conversar com um oftalmologista e realizar exames. Somente um profissional qualificado pode te indicar a melhor forma de acabar com o desconforto na visão.