Você com certeza já ouviu que “o barato sai caro”. Apesar de ser uma frase bastante clichê, ela é muito verdadeira, principalmente quando falamos de investimentos relacionados à saúde, como é o caso dos óculos de sol, que são muito mais do que um simples acessório de beleza.
Baratos e estilos, os óculos de sol piratas vendidos em camelôs, lojinhas de rua ou até mesmo na praia podem parecer um ótimo negócio. Confortáveis, eles nos ajudam a lidar com a claridade, são fáceis de comprar em qualquer lugar e protegem nossos olhos, certo? Errado! A verdade é que óculos de sol falsificados são uma grande enganação e deixam os olhos mais expostos, aumentando as chances de alguma doença se desenvolver.
Isso acontece porque as lentes escuras fazem com que nossas pupilas dilatem e recebam ainda mais radiação solar, o que é bastante perigoso quando os óculos não têm filtros UVA e UVB. Entre os problemas que os óculos piratas podem causar estão: visão cansada, dor de cabeça e desconforto. O uso constante de óculos falsificados ainda pode favorecer o aparecimento ou evolução de doenças como catarata e degeneração macular.
Antes de comprar óculos de sol, portanto, é importante verificar sua procedência e, se necessário, levar os óculos a um oftalmologista para que ele verifique se as lentes oferecem a proteção necessária.
Ouça o post |