Fundada em 1937 pela empresa norte-americana Bausch & Lomb, a Ray-Ban é a marca de óculos mais conhecida e vendida do mundo. Adquirida em 1999 pela italiana Luxottica, permanece como sinônimo de óculos de sol, estilo e qualidade. A origem do nome “Ray-Ban” é inspirada na principal qualidade de seus produtos: banir a incidência dos raios UV e proteger os olhos de seus usuários.
Imagem: flickr.com / Karlis Dambrans
O primeiro modelo lançado pela Ray-Ban foi criado especialmente para atender as necessidades dos pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos. Com design inspirado nas máscaras que os aviadores utilizavam e com as famosas lentes verdes de cristal, o Anti-Glare Aviator se tornou sucesso não apenas para os profissionais da aviação, mas entre o público masculino em geral. Com o tempo, a Ray-Ban investiu em novos tipos de lente, como a Gradient, e em variações do modelo — como a linha Outdoorsman, destinada a entusiastas da pesca e da caça.
Em 1952, a empresa lançou o Wayfarer, que ganhou inúmeras releituras ao longo das décadas, tornando-se um ícone da moda tanto para homens como mulheres. O cinema e as celebridades em geral foram responsáveis pela popularização do modelo com armação de plástico, que ganhou as telas no rosto de James Dean, no clássico “Juventude Transviada”.
O modelo Olympian também ganhou status graças ao cinema, quando o personagem de Peter Fonda apareceu de óculos escuros, pilotando sua moto em “Sem Destino”, de 1969. Nos anos 1980, Tom Cruise ajudou a relançar a marca graças aos filmes “Negócio Arriscado”, de 1983, e Top Gun, de 1986. No primeiro, ele aparece com um exemplar do Wayfarer, enquanto no clássico de pilotos de caça é o Aviator que ganha espaço – as vendas do modelo aumentarem em 40% graças ao longa-metragem.