Lentes de Contato e Óculos de Sol Ray Ban
Saúde

Como saber se a visão do bebê tem algum problema?

Pais de primeira viagem, ou mesmo aqueles mais experientes, sabem que todo cuidado é necessário nos primeiros dias de vida dos filhos. Por isso, vários exames são realizados normalmente para verificar se os bebês têm algum problema de saúde… Inclusive em relação a problemas na visão do bebê.

Imagem: pixabay.com - Regina Zulauf

Imagem: pixabay.com – Regina Zulauf

Neste ponto é importante reforçar que nos primeiros dias ou semanas de vida, até mesmo meses, os olhos do bebê podem não se desenvolver completamente. Depende do caso, mas pode demorar um pouquinho até que os olhos da criança se ajustem por completo. É nesta fase que os olhos da criança parecem diferentes de uma pessoa crescida, ou mesmo “vesgos”, justamente por se tratar de um período de transformação dos olhos.

Todavia, mesmo em uma fase assim, é possível saber se a visão do bebê tem algum problema. Como? Através de testes específicos para os olhos. Veja:

·         Observe se os olhos do bebê se movimentam normalmente. Se um lado mexer, e o outro não, pode ser um sinal de alerta.

·         Após um mês de vida o bebê já direciona a visão para luzes e distrações visuais. Caso repare que seu filho ou filha não faz o mesmo, procure um especialista.

·         Verifique se o bebê permanece de olhos fechados por muito tempo.

·         Preste atenção a sinais brancos, cinzas, vermelhos (por vários dias seguidos) ou amarelos na pupila do bebê.

·         Note se há pus, mesmo em pequena quantidade na região dos olhos. O mesmo vale para crostas finas nos olhos.

·         Fique atenção ao lacrimejamento excessivo e também se a pálpebra do bebê parece caída.

·         Se o bebê apertar os olhos com certa frequência, ou leva a mão aos olhos constantemente, pode ser sinal de problemas de visão.

·         Após 3 meses, procure um médico se os olhos do bebê virarem para dentro e para fora, se a criança não consegue seguir um objeto ou ponto com os olhos ou se tende a virar a cabeça sempre que deseja olhar para alguma coisa.

 

Importante ressaltar que muitas doenças oculares em bebês, principalmente doenças patológicas, podem ser identificadas através do “teste do olhinho”, logo na primeira semana de vida da criança. Este teste também é conhecido como “teste do reflexo vermelho” e deve ser realizado antes mesmo da alta da maternidade.

O teste do olhinho não causa qualquer dor ao bebê e dura de dois a três minutos, apenas. Para tal, é utilizado um oftalmoscópio que envia uma luz à retina do bebê para analisar diversos fatores nos olhos da criança. O teste do olhinho pode identificar importantes doenças oculares como catarata congênita, retinopatia da prematuridade, glaucoma, infecções, retinoblastoma, traumas de parto e até mesmo cegueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.