Retirar a maquiagem dos olhos adequadamente é um ritual indispensável para o bem da pele, como também para os seus olhos. Remover completamente os produtos do rosto evita poros obstruídos, cravos, espinhas e até mesmo manchinhas indesejadas. No que diz respeito aos olhos, remover a sombra, máscara para cílios e delineado evita o “efeito panda” e, principalmente a ardência, vermelhidão, coceiras, comuns em alergias e inflamações.
Não adianta nada sair bonita arrasando com a make, mas não tomar cuidado com a sua saúde, certo? É um passo a passo simples, com regrinhas básicas, que realmente compensam a longo prazo! Como a pele ao redor dos olhos é super sensível, é importante que haja cuidado e delicadeza ao realizar a tarefa. Continue lendo e arrase no antes, durante e depois da make e aprenda a retirar os cosméticos de forma simples e eficiente:
- Retire o excesso de maquiagem:
O primeiro passo é remover o excesso de produtos no rosto (evite a região dos olhos por enquanto). Isso vai facilitar todo o processo, e basta usar um lenço ou algodão e demaquilante.
- Comece pela sombra
Na região dos olhos, comece pela sombra. O ideal é usar um demaquilante específico para a área dos olhos, já que a região é bem mais sensível que o resto do rosto. Assim, você também evita possíveis reações alérgicas.
Geralmente, são feitos à base de água e óleo (bifásicos) e são super eficazes.
- Faça movimentos circulares
Com o algodão levemente molhado de produto, realize movimentos circulares e delicados na região. Além de retirar a maquiagem, você ainda ativa a circulação sanguínea da área, evitando as bolsas e olhos inchados.
Comece pelo canto interno e vá até o externo, limpando, em seguida a parte de baixo dos olhos. Depois realize o procedimento de fora para dentro – repita delicadamente quantas vezes for necessário, até que toda a maquiagem seja removida. Cuidado para não machucar ou irritar os olhos e a pele, são regiões sensíveis.
- Cuidado com o rímel!
Os cílios exigem um cuidado especial e uma das etapas mais difíceis é retirar as máscaras para cílios. A dica aqui é usar um bom demaquilante e com um algodão levemente molhado do produto, realize movimentos suaves, de cima para baixo.
Forçar ou esfregar os fios pode fazer com que eles caiam, por isso, cuidado! Se o rímel for a prova d’água, opte por um demaquilante à base de óleo. Shampoos para bebês também podem funcionar aqui, pois não irritam a pele e os olhos.
Para manter os cílios hidratados, a recomendação é usar óleo de mamona ou cremes com vitamina B5 na raiz dos cílios, com ajuda de uma haste flexível, cerca de duas vezes por semana.
- Use hastes flexíveis para uma remoção precisa
No caso do delineador, ou um lápis de olhos, o ideal é retirar o produto em movimentos que seguem o sentido do traçado, até que todo o produto seja retirado. Pode ser uma boa usar uma haste flexível aqui, umedecida com o demaquilante para olhos.
As hastes também são muito úteis para alcançar locais mais difíceis, em que ainda há restinhos de maquiagem, como o canto interno dos olhos. Lembre-se de não reutilizar o algodão, ok?
- Limpe o rosto com água corrente e mantenha a pele hidratada
Apesar dos demaquilantes removerem a maquiagem, eles deixam resíduos químicos na pele. Por isso, após retirar toda a make do rosto, é importante lavar bem o rosto com água corrente e um sabonete facial específico para seu tipo de pele.
Depois disso, é hora de hidratar! Uma pele jovem e bonita está sempre hidratada. Aplique um creme específico, até mesmo um para a área ao redor dos olhos.
Agora que você já sabe como retirar a maquiagem corretamente, basta integrar os passos na sua rotina e seguir toda vez que usar seus produtos preferidos.
Ouça o post |