Embora todos os usuários de óculos saibam da importância de limpar o acessório regularmente, a maioria não tem consciência de que uma limpeza realizada de maneira inadequada pode prejudicar mais do que preservar as lentes.
Imagem: © Depositphotos.com / AndreyPopov
A utilização de lenços, por exemplo, não é indicada. Isso porque eles geralmente carregam os fragmentos presentes na lente e vão raspando a sujeira conforme o lenço é esfregado, formando pequenos arranhões que desgastam o vidro até gerar arranhões visíveis e que atrapalham a utilização dos óculos.
A melhor alternativa para limpar os óculos é com um pano de microfibra, que remove a oleosidade e a umidade sem arranhar as lentes ou deixar marcas. Para a limpeza regular dos óculos escuros, assim como deve ser feito com os óculos de grau, o primeiro passo é molhar o objeto em água corrente, que removerá a poeira e fragmentos.
Utilize um detergente de pH neutro para lavar as lentes e, em seguida, seque todo o óculos suavemente, com o pano de microfibra. Jamais esfregue com força. Para finalizar, aplique produtos especiais para lentes (geralmente disponibilizados em forma de spray ou toalhinhas úmidas), que possuem efeitos antiestática que impedem o acúmulo de pó e fragmentos, mantendo os óculos de sol limpos por mais tempo.
Armazenamento
Lembre-se que é fundamental que os óculos escuros tenham sua própria “casa”. Uma caixa dura é o melhor lugar para guardá-los — sempre com as lentes voltadas para cima — quando não estiverem sendo utilizados.