Uma das principais reclamações de pessoas que sofrem de miopia e astigmatismo é em relação ao uso de óculos e lentes no dia a dia. Mas afinal, tem como resolver de uma vez esta situação? Dependendo do caso, sim. A cirurgia de miopia e astigmatismo atua justamente para correção de doenças oculares que atingem milhões de pessoas em todo o mundo.
Chamada também de cirurgia refrativa a laser, a cirurgia de miopia e astigmatismo tem como objetivo zerar o grau de tais doenças nos olhos para que a pessoa passe a enxergar com mais qualidade e sem os incômodos normais da miopia e astigmatismo. A boa notícia é que devido ao avanço constante da tecnologia, hoje em dia são empregados equipamentos modernos e de primeira linha para realização da cirurgia de miopia e astigmatismo. Entre os equipamentos mais utilizados, destaque para o Excimer Laser que trabalha nos modos Lasik e PRK.
Interessante notar que durante a cirurgia de astigmatismo e miopia, o olho tem seus movimentos monitorados por um rastreador que possibilita a aplicação exata do laser, nos pontos certos dos olhos, mesmo com o movimento constante. Todavia, antes da cirurgia em si, é preciso realizar estudos de topografia e estudo de paquimetria da córnea, de refração adequada, mapas paquimétricos, avaliação do cristalino, análise de pressão intraocular e do estado da retina, entre vários outros exames.
Nestes diagnósticos é possível colher dados exatos sobre o grau das doenças oculares e determinar se possuem as condições exatas para a cirurgia de miopia e astigmatismo, como ao identificar se os problemas estão estáveis, se o paciente tem idade suficiente, se usa lente de contato e se deve parar imediatamente, entre outros fatores.
Sintomas da miopia e astigmatismo
O primeiro passo antes de decidir ou não pela cirurgia de miopia e astigmatismo é identificar se realmente possui tais problemas oculares. Conferir e confirmar os sintomas com precisão faz toda a diferença para agilizar procedimentos e na resolução do problema em si, isso porque o próprio médico já pode indicar o tipo de cirurgia de acordo com a necessidade do paciente.
No caso do astigmatismo, os principais sintomas são a visão desfocada, confusão na identificação de letras, números e símbolos, cansaço extremo durante a leitura, lacrimejamento quando tenta focar a visão e muita sensibilidade à luz. Já pacientes que sofrem de miopia apresentam visão embaçada de longe (não de perto, pelo contrário), tonturas e muitas dores de cabeça, dor nos olhos, lacrimejamento excessivo e também sensibilidade acentuada em ambientes bem iluminados.