Opacidade do cristalino, a catarata é bastante comum principalmente em pessoas de idade avançada e causa dificuldades na visão, que costuma ficar embaçada. O tratamento é feito por meio da inserção de uma lente intraocular de forma simples, mas cirúrgica. Saiba como é a cirurgia de catarata.
O procedimento
Chamado Facoemulsificação, o método mais popular utiliza a extração da catarata com o auxílio de um aparelho de ultrassom, que emulsifica o núcleo, facilitando a remoção do tecido opaco. A incisão é feita com um laser e costuma ter cerca de 3,5mm, sem necessidade de suturas e após a remoção da catarata, é realizado o implante de uma lente intraocular, que substitui o cristalino danificado.
O procedimento é feito apenas com o uso de colírios anestésico e dura cerca de 30 minutos, após os quais não há necessidade de internação.
Recomendações e contraindicações pós cirúrgicas
Por não precisar de suturas e ser bastante simples, a recuperação costuma ser bastante rápida, sendo completa após cerca de 30 dias.
Além do uso de colírios e curativos que podem ser tampões, gaze ou apenas um par de óculos escuros , os médicos costumam indicar, por um tempo:
- Não ficar com o rosto abaixado
- Não coçar ou esfregar os olhos
- Não realizar esforços físicos
- Não utilizar maquiagem
- Não entrar no mar ou em piscinas
- Não dormir do lado do olho operado
Riscos
Apesar de bastante segura, a cirurgia de catarata, como qualquer outro procedimento cirúrgico, pode apresentar riscos e ter complicações, apesar de raros. Entre eles estão infecções, hemorragia, astigmatismo induzido, edema e opacificação da lente artificial.
Ouça o post |