O ar condicionado muitas vezes é um salvador da pátria durante o verão, mas existe também o lado negativo, que nas mais altas temperaturas, como as deste verão, costumamos utilizar o ar na potência máxima, deixando o ar mais frio e dobrando as possibilidades de contrair a síndrome do olho seco e também outras doenças.
De acordo com a OMS, quando se trabalha em ambientes fechados, com pouca ventilação e ar condicionado sempre ligado, pode aumentar de 10 a 20% as chances de incidência.
Esta síndrome ocorre quando uma das três camadas da lágrima muda de qualidade ou quantidade. Ambientes refrigerados tem baixa umidade, sendo assim a camada aquosa evapora, e sem a lubrificação necessária, os olhos ficam expostos à inflamações e infecções.
Para evitar este problema é necessário melhorar a lubrificação dos olhos, bebendo mais água, em alguns casos também é recomendado uso de lágrima artificial, mas isso é recomendado apenas por médicos oftalmologistas.
Fique de olho!
Ótimas dicas, realmente o ar condicionado retira muita umidade do ar, deixando o mais seco, e isto prejudica muito os olhos e em alguns casos causando irritabilidade neles.