As lentes de contato podem ser utilizadas por razões estéticas, para causar a impressão de que os olhos têm outra cor, ou por motivos médicos — para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo, entre outras condições oftalmológicas. Uma das principais dúvidas e receios de quem pretende começar a utilizar lentes de contato diz respeito à colocação do dispositivo.
Imagem: © Depositphotos.com / imarin
Antes de qualquer coisa, vale destacar que, com alguns cuidados e um pouco de prática, o processo se torna bastante simples e rápido. Para colocar lentes de contato gelatinosas, o primeiro passo é lavar as mãos com sabonete antibacteriano e secá-las bem. Evite usar toalhas que soltam fiapos e, se for realizar a operação na pia, tampe o ralo para não correr o risco de perder as lentes.
Antes de começar, confira se as lentes não estão invertidas. Para isso, coloque as lentes na ponta do dedo e, contra a luz, verifique se as bordas se alargam para o lado de fora. Se isso ocorrer, ela está invertida. Ainda com a lente na ponta do dedo, puxe a pálpebra superior com a outra mão, para evitar piscar.
Com o dedo médio da mão que está segurando a lente, puxe para baixo a pálpebra inferior. Em seguida olhe para cima e, com cuidado, coloque a lente na parte branca inferior do olho. Depois, olhe para baixo de modo a posicionar a lente no lugar correto. Há quem prefira colocar a lente diretamente no centro do olho. Faça como se sentir mais confortável!
O próximo passo é soltar as pálpebras e fechar os olhos para que a lente se ajuste à superfície ocular. Repita o processo no outro olho e fique tranquilo: seguindo estas recomendações, em pouco tempo a colocação da lente de contato se tornará um processo automático e fácil.