A tecnologia está mudando nossos processos diários de trabalho. Máquinas que fazem o trabalho de Charles Chaplin em Tempos Modernos, impressoras 3D, universidades à distância etc. Inovações que modificam a maneira de como as coisas são feitas, ora para pior, ora para melhor.
A inovação de cirurgias oculares com o Laser Femtossegundo é um exemplo do bom uso da tecnologia!
No começo dos procedimentos que envolviam os olhos, por volta dos anos 70, cirurgiões faziam o uso da lâmina para cortar a córnea em formato de pizza para atingir o centro e corrigir o problema de refração. Nesse método o paciente lesava outros tecidos do globo ocular, ocasionando no futuro, outros problemas oculares.
Mas com a utilização do laser, a cirurgia ficou mais precisa, rápida e muito menos dolorosa. Com essa tecnologia, a cirurgia não promove cortes, apenas a separação dos tecidos. Por conta desse detalhe, o pós operatório muda completamente e a experiência do paciente consequentemente. Mas o que é o Laser Femtossegundo? Continue lendo para saber mais sobre esse método!
Femtossegundo
Antes de explicar como é o funcionamento do laser no globo ocular, precisamos entender o que é um femtossegundo.
Femtossegundo é uma unidade de medida de tempo. Um femtossegundo corresponde a 10⁻¹⁵ segundos, ou seja, um milionésimo de um bilionésimo de segundo. Se comparado, um femtossegundo está para um segundo, assim como um segundo está para 100 milhões de anos!!! Essa unidade de medida modifica a velocidade e o impacto do laser no globo ocular.
Laser Femtossegundo
O laser Femtossegundo, com velocidade extrema de pulso, faz com que o material orgânico que está sendo tratado seja desintegrado com precisão, sem haver tempo para afetar as demais estruturas do olho. Esse método só trata o que deve ser tratado, não danificando os tecidos vizinhos.
A energia de pulso baixo previne a incidência de complicações futuras, como por exemplo: inflamações, síndrome de luz transiente, ceratite lamelar difusa e camada de bolha opaca.
A principal vantagem dessa técnica, sem contar os expostos acima, é o planejamento do processo cirúrgico. O procedimento é realizado a partir das características de cada paciente, fazendo com que o cirurgião modifique o tamanho, a profundidade da incisão e também a capsulotomia.
Esse método não é aplicado para todos os pacientes, uma vez que existe restrição para alguns casos específicos como: córneas muito finas, olhos muitos secos, idade inferior a 21 anos e doenças oculares.
Principais cirurgias com Laser Femtossegundo
O laser está relacionado a cirurgias refrativas na correção do grau ocular. Corrige em praticamente 30 segundos, graus de miopia, astigmatismo e hipermetropia até 10 graus! Mas essa inovação de cirurgia ocular não para por aí, confira alguma das principais cirurgias que podem ser realizadas nesse procedimento:
- Catarata;
- Implante de anel intraestromal;
- Transplante de córnea;
- Entre outros.
A tecnologia está avançando e novos métodos vão aparecer para nós ajudar a corrigir problemas do corpo humano, com menos efeitos colaterais. A inovação de cirurgias oculares com o Laser Femtossegundo é um bom exemplo disso, não é?
Ouça o post |