Quem usa óculos sabe! Pode se produzir à vontade, maquiagem perfeita, as melhores roupas, os óculos, mesmo estando na moda ultimamente, quebram o visual. Antes de decidir sobre a troca dos óculos pelas lentes de contato, consulte um bom profissional especializado em olho. Somente o oftalmologista poderá indicar a melhor lente para você.
Lente rígida ou gelatinosa
Na hora de escolher a lente ideal para você, avalie corretamente cada caso. Vamos falar aqui um pouco sobre cada um dos tipos de lente para tentar te ajudar na escolha.
Lentes de contato rígidas
São indicadas para casos de doenças específicas, como ceratocone e altíssimos graus. Elas são ótimas para quem tem menor sensibilidade nos olhos e menos riscos de irritação. Uma das maiores vantagens é a limpeza, que é mais simples e a durabilidade. Ela pode durar até um ano. Porém, pode ser desconfortável para colocar e tirar. Portanto é importante fazer um teste antes de iniciar seu uso. Existem lentes rígidas de polimetilmetacrilato, conhecido como PMMA, a acrílica e a de gás permeáveis.
Lentes de contato gelatinosa
São perfeitas para quem tem olhos sensíveis e deficiências amenas nos olhos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Elas são mais confortáveis e práticas, porém exigem limpeza mais elaborada e duram no máximo três meses, dependendo do uso. As lentes de contato gelatinosas podem ser encontradas em diversas formas. As descartáveis, por exemplo, podem ter descarte mensal, quinzenal ou diária, e são ótimas pela praticidade e redução de risco de infecção. As permanentes possuem descarte anual, mas exigem mais da limpeza e conservação. Já as gelatinosas tóricas, são específicas para correção de astigmatismo, que pode ou não ser associada à miopia e hipermetropia. As de silicone hidrogel são perfeitas para promover conforto aos olhos, pois lubrificam os olhos durante o uso. E, por fim, as coloridas, são usadas para estética, com ou sem grau. Neste último caso, é importante experimentar várias cores para ver se combinam com a pele e a Iris.
Limpeza adequada
Seja qual for a escolhida, lentes de contato gelatinosa ou lentes de contato rígidas, uma coisa é certa, a limpeza precisa ser feita corretamente. Confira algumas dicas importantes:
– lave bem as mãos antes de tocar em seus olhos
– troque o estojo de armazenamento com frequência
– lave os dedos com a solução de limpeza de lentes ou solução fisiológica
– deixe sempre as lentes armazenadas nos estojos apropriados cheios da solução
– coloque a solução na palma da mão e friccione com cuidado a lente, para limpá-la
– não force para que a lente ‘grude’ nos olhos. Faça isso com cuidado e calma
– marque o estojo com D e E, para não misturar a lente do olho direito com a do esquerdo
– sempre tire as lentes antes de dormir
– ao retirar as lentes, lave novamente
– deixe as lentes de molho na solução durante a noite e quando não estiver usando
– nunca reutilize a solução de limpeza a qual sua lente ficou de molho. Descarte-a e encha novamente o estojo
– deixe o estojo secar enquanto não estiver com o liquido
Siga todas as instruções e aproveite os benefícios de usar lentes de contato.
Ouça o post |