Lentes de Contato e Óculos de Sol Ray Ban
Lentes de contato

8 curiosidades sobre os olhos humanos

Fotografia Andriyko Podilnyk


Os olhos sempre foram grandes inspirações para literatura, música e cinema. Através deles revelamos nossa fúria, medos, felicidades e paixões. Mas o que pouca gente sabe é que os olhos são um dos mais importantes órgãos dos sentidos – e provavelmente o mais complexo de todos eles, capaz de absorver e processar mais de 10 milhões de informações por segundo.

Quer saber mais sobre este órgão tão complexo e encantador? Conheça algumas curiosidades sobre os olhos humanos a seguir:


1 – A super velocidade de uma piscada.

Você sabia que o músculo responsável por fazer o olho piscar é o mais rápido de todo o corpo humano? Uma piscada dura cerca de 100 a 150 milissegundos. Assim, o olho consegue piscar em torno de 5 vezes em apenas 1 segundo. No geral, piscamos uma média de 17 vezes a cada minuto e mais de 14 mil vezes por dia. 

2 – Ah, o amor! 

Quando vemos a pessoa por quem estamos apaixonados o coração dispara, vem aquele friozinho na barriga, sorrimos e as pupilas dilatam. Não, você não leu errado, é isso mesmo! Nossas pupilas podem dilatar até 45% em relação ao tamanho normal ao ver a pessoa amada.

3 – O mundo de cabeça para baixo!

Você sabia que as imagens captadas pelos olhos são projetadas na retina de cabeça para baixo? É o cérebro que faz a inversão das mesmas em um processo tão rápido que temos a percepção de que as imagens estão na posição normal. Demais, né? 

4 – Do que as lágrimas são feitas?

A lágrima é composta por água, sais minerais, lipídios (gordura) e muco. Esta mistura explica porque a lágrima não se evapora facilmente em condições normais. A evaporação excessiva da lágrima é uma das causas frequentes de olho seco e pode indicar algum desequilíbrio em sua composição.

5 – Olhos também sofrem queimaduras.

Para prevenir queimaduras do globo ocular, utilize com mais frequência óculos de sol quando sair de casa. Não observe eclipses ou luzes intensas por tempo prolongado sem lentes ou filtros de proteção, porque isto poderá causar pequenas queimaduras com uma cicatrização irreversível na mácula, que é a região central e mais importante da retina, responsável pela visão de detalhes.

6 – Realidade ou ilusão?

Você sabia que o que nós vemos é resultado da comparação das imagens que o olho capta e as informações que o cérebro já aprendeu sobre o tema? A imagem real é interpretada pelo cérebro de acordo com nossas memórias, vivências e conceitos. A visão é uma combinação de imagens reais com a interpretação da cena feita pelo cérebro. É possível, então, “enganar” o cérebro com informações diferentes das reais e, por meio de erros de interpretação, criar as ilusões de ótica.

7 – A beleza está nos olhos de quem vê.

Você sabia que a pintura de muitos artistas podem ter sofrido influência de distúrbios oculares? Muitos cientistas acreditam que as figuras alongadas nos quadros pintados por El Greco (1541-1614) poderiam ser decorrentes de um astigmatismo de que ele era portador.

8 – Olhos verdes podem mudar de cor?

Já reparou que, algumas vezes, quando olhamos para quem tem a íris verde, percebemos que ela muda de cor? Isso acontece, porque a coloração que vemos é resultado da disseminação da luz que reflete a partir do estroma de cor amarela, que é a parte mais espessa da córnea e é responsável pelo seu formato semiesférico. Então, dependendo da quantidade de luz que entrar no estroma, o verde pode ficar mais claro ou escuro.


Gostou? Acompanhe nossas redes sociais e fique sempre por dentro do mundo incrível que carregamos nos olhos! =)

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.