De acordo com dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima-se que mais de 65 milhões de brasileiros tem hipermetropia, mas o que é hipermetropia? é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Isso acontece principalmente porque o olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal. Outras causas incluem situações onde a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo, como a megalocórnea, onde a córnea é mais plana do que deveria ser.
Este estudo aponta ainda que cerca de 15 milhões de crianças em idade escolar têm problemas de visão (como miopia, hipermetropia e o astigmatismo), o que pode interferir no aprendizado, autoestima e inserção social. Dados estimam que 33 mil crianças ficam cegas no Brasil por causa de doenças oculares, estas que podem ser evitadas ou tratadas precocemente, e pelo menos 100 mil têm alguma deficiência visual.
Oftalmologistas alertam que os exames preventivos são a melhor maneira de reduzir a incidência da cegueira e doenças oculares no país, como glaucoma e catarata.
Fontes: Wikipedia + CBO