Sejam elas rígidas ou gelatinosas, as lentes de contato precisam de cuidados especiais com o manuseio, manutenção e limpeza para que sua vida útil seja prolongada e a visão continue clara durante todo o tempo de uso. Por estarem em contato direto com a córnea, é comum que elas acumulem substâncias como gordura e proteínas e fiquem suscetíveis a infecções e contaminações de fungos e bactérias caso não sejam bem cuidadas, por isso, é importante saber como higienizar corretamente as lente de contato.
Limpeza das lentes em 4 passos
1º passo: Lave bem as mãos antes de manusear as lentes. Prefira sabonetes líquidos neutros e evite opções com hidratante. Seque com uma toalha sem fiapos ou um papel toalha.
2º passo: Coloque a lente na palma da mão, aplique algumas gotas da solução de limpeza e friccione delicadamente fazendo movimentos circulares com o indicador da outra mão. Tome cuidado para não rasgar as lentes com as unhas.
3º passo: Enxágue a lente com a solução de limpeza ou soro fisiológico.
4º passo: Deixe as lentes de molho na solução de limpeza.
DICAS
Limpeza do estojo
Tão importante quanto a higienização das lentes de contato, a limpeza do estojo deve ser feita periodicamente para evitar que alguma contaminação passe dele para as lentes. Utilize a mesma solução de limpeza das lentes e deixe que ela seque naturalmente, sem usar papel ou toalha. É importante também lembrar de trocar de estojo a cada 3 meses.
Escolha a solução correta
Ao contrário do que muitos acham, soro fisiológico não é recomendado para a limpeza das lentes, uma vez que ele não tem agentes anti bactérias, fungos e amebas, além de não ser capaz de retirar os resíduos de gordura e proteínas que se acumulam nas lentes. O ideal portanto é utilizar uma solução multipropósito que atenda todas as exigências para a limpeza e descontaminação, como remoção de proteínas, hidratação das lentes, desinfecção contra bactérias e fungos. Antes de comprar a solução, porém, certifique-se que ela pode ser utilizada sem causar danos à sua lente.
Higienização antes e depois
Para evitar a contaminação das lentes, lembre-se de sempre limpá-las com solução apropriada antes e depois do uso.
Nunca reutilize a solução
Ainda que o estojinho esteja cheio, nunca reutilize a solução. Descarte a velha e preencha o estojo com solução nova a cada armazenamento.
Ouça o post |
Boa noite
Amooooooo usar lentes….